Interpretação de texto: Esopo – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto “Esopo”.

    Você pode baixar esta atividade de interpretação de texto em modelo do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Esopo

    Não se sabe muito a respeito da vida desse escravo, até mesmo porque outros fabulistas receberam o seu nome e as histórias de suas vidas se misturaram. Dizem que as fábulas de um Esopo encantaram tanto o seu dono que este o libertou. Dizem que esse Esopo recebeu honrarias e foi recebido em palácios reais.

    […]

    Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, é mostrar como nós, homens, podemos agir.

    As fábulas, contadas e readaptadas por seus continuadores, como Fedro, La Fontaine e outros, tornaram-se parte de nossa linguagem diária. “Estão verdes”, dizemos quando alguém quer alcançar coisas impossíveis – o que é a expressão que a raposa usou quando não conseguiu as uvas…

    Esopo nunca escreveu suas hitórias. Contava-as para o povo, que por sua vez se encarregou de repeti-las.

    Mais de duzentos anos depois de sua morte é que as fábulas foram escritas e se reuniram às de vários Esopos.

    Em outros países além da Grécia, em outras civilizações, em outras épocas sempre se inventaram fábulas que permaneceram anônimas. Quando dizemos no Brasil: “Macaco velho não mete a mão em cumbuca!”, estamos repetindo o ensinamento de sua fábula.

    Assim, podemos dizer que em toda parte a fábula é um conto de modalidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade, trazida até nós pelos nossos Esopos.

ROSSI, VERA. www.contandohistoria.com

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3) Qual era a profissão de Esopo?

R:

 

4) Como Esopo compartilhava suas histórias?

R:

 

5) Por que não sabemos muito sobre Esopo?

R:

 

6) Como eram os animais nas fabulas de Esopo?

R:

 

7) Porque nas fábulas os animais são humanizados?

R:

 

8) O que significa a expressão “Estão verdes”? De onde é esta citação?

R:

 

9) Quando as fábulas foram reunidas e escritas?

R:

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: