Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, explora os sinais de pontuação. Que tal aprender a finalidade dos sinais? Então, responda às variadas questões baseadas no texto Usina Hidrelétrica de Itaipu! Desse modo, além de aprimorar os seus conhecimentos sobre pontuação, você irá conhecer mais sobre uma das maiores produtoras de energia do mundo!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Sinais de pontuação

Leia:

Usina Hidrelétrica de Itaipu

    A Usina Hidrelétrica de Itaipu (em espanhol: Itaipú, em guarani: Itaipu) é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 a 1982 […] O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi-guarani, o termo significa “pedra na qual a água faz barulho”, através da junção dos termos ita (pedra), y (água) e pu (barulho).

    A Itaipu Binacional, operadora da usina, foi líder mundial em produção de energia limpa e renovável durante muito tempo. Atualmente, em termos de recorde anual de produção de energia, a usina de Itaipu ocupa o segundo lugar, atrás somente de Três Gargantas, na China, que produziu, em 2014, 98,8 milhões de MWh, o que equivale a 0,2% a mais do que o recorde anterior de Itaipu (98,6 milhões de MWh no ano de 2013).

    O lago de Itaipu possui área de 1350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 quilômetros ao norte. A usina fica a 12 km do centro de Foz do Iguaçu, 38 km das Cataratas e 6 km da Ponte da Amizade. Além de suas vinte unidades geradoras de setecentos megawatts cada, Itaipu tem uma potência de geração de 14000 megawatts. É um empreendimento binacional, administrado por Brasil e Paraguai, no rio Paraná, na seção de fronteira entre os dois países, a 15 km ao norte da Ponte da Amizade. A capacidade instalada de geração da usina é de 14 GW, com 20 unidades geradoras fornecendo 700 MW cada e projeto hidráulico de 118m.

    A Usina de Itaipu fazia parte da lista oficial de candidatas para as Sete maravilhas do Mundo Moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos, mas não ganhou o título.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki>.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “pedra na qual a água faz barulho”, as aspas desempenham a função de:

a) evidenciar um comentário de quem escreveu o texto.

b) destacar a principal informação do texto.

c) indicar uma citação de autoria alheia.

d) sinalizar uma expressão escrita incorretamente.

 

Questão 2 – “A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 a 1982 […]”. Identifique a finalidade das reticências nesse fragmento do texto:

R:

 

Questão 3 – Na passagem “A Itaipu Binacional, operadora da usina, foi líder mundial em produção de energia limpa […]”, as vírgulas separam:

a) um aposto

b) um vocativo

c) um adjunto adverbial

d) um predicativo do sujeito

 

Questão 4 – Na frase “Atualmente, em termos de recorde anual de produção de energia […]”, a vírgula isola um adjunto adverbial que exprime:

a) tempo

b) lugar

c) modo

d) intensidade

 

Questão 5 – Na parte “[…] o que equivale a 0,2% a mais do que o recorde anterior de Itaipu (98,6 milhões de MWh no ano de 2013).”, a informação entre parênteses tem fim:

a) sugestivo

b) ilustrativo

c) comparativo

d) explicativo

 

Questão 6 – Em “[…] possui área de 1350 quilômetros quadrados, indo […]”, a vírgula antecede:

a) um verbo na forma de particípio.

b) um verbo na forma de gerúndio.

c) um verbo na forma de infinito pessoal.

d) um verbo na forma de infinitivo impessoal.

 

Questão 7 – No segmento “É um empreendimento binacional, administrado por Brasil e Paraguai, no rio Paraná […]”, as vírgulas indicam:

a) o deslocamento de um adjunto adverbial.

b) a intercalação de uma informação.

c) a separação de orações coordenadas.

d) a inversão na ordem dos constituintes da frase.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: