Início Série5º ano Interpretação de texto: Doenças do passado – 5º ano

Interpretação de texto: Doenças do passado – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre doenças do passado. Pode parecer incrível, mas o estudo das doenças do passado também pode ajudar a esclarecer como o ser humano se espalhou pelo mundo. Vamos entender melhor esse assunto? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Doenças do passado

    Pode parecer incrível, mas o estudo das doenças do passado também pode ajudar a esclarecer como o ser humano se espalhou pelo mundo. Quando os primeiros migrantes humanos deixaram o continente africano, levaram com eles os parasitos que viviam em seus corpos. Por onde as condições ambientais permitiram, esses parasitos puderam perpetuar seus ciclos de transmissão.

    Por exemplo, durante a travessia, por terra, da região de Beríngea, o frio intenso não permitiu que os parasitos continuassem seu ciclo. Então, os seres humanos que chegaram à América por esse caminho estavam livres dessas doenças. Porém, os mesmos parasitos encontrados na África pré-histórica foram encontrados também na América – mais especificamente, no México, na região da Cordilheira dos Andes e no Brasil. Como explicar isso?

    Possivelmente, o homem encontrou outros caminhos para chegar ao nosso continente! Como os parasitos se originaram em ancestrais africanos e acompanharam as migrações dos hospedeiros pelo continente asiático, alguns cientistas acham que eles chegaram aqui, atravessando o Oceano Pacífico.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 257.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento do texto:

“Pode parecer incrível, mas o estudo das doenças do passado também pode ajudar a esclarecer como o ser humano se espalhou pelo mundo.”

O termo “como” exprime:

(     ) modo.

(     ) causa.

(     ) comparação.

 

Questão 2 – Na passagem “[…] levaram com eles os parasitos que viviam em seus corpos.”, o vocábulo “eles” refere-se:

 

 

Questão 3 – Segundo o texto, os parasitos não continuaram o ciclo durante a passagem por terra na região da Beríngea. Identifique o motivo disso:

 

Questão 4 – No segmento “Porém, os mesmos parasitos encontrados na África pré-histórica foram encontrados também na América […]”, a palavra evidenciada poderia ser substituída por:

(     ) “Por isso”.

(     ) “Portanto”.

(     ) “Entretanto”.

 

Questão 5 – Em “Como explicar isso?”, o termo destacado:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 6 – Na parte “Possivelmente, o homem encontrou outros caminhos para chegar ao nosso continente!”, o autor do texto expõe um fato:

(     ) certo.

(     ) hipotético.

(     ) contraditório.

 

Questão 7 – Observe o trecho:

 “Como os parasitos se originaram em ancestrais africanos e acompanharam as migrações dos hospedeiros pelo continente asiático […]”

A palavra “e” expressa:

(     ) fatos que se opõem.

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

 

Questão 8 – No segmento “[…] alguns cientistas acham que eles chegaram aqui, atravessando o Oceano Pacífico.”, o vocábulo sublinhado indica uma circunstância de:

(     ) meio.

(     ) lugar.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário