Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre doenças do passado. Pode parecer incrível, mas o estudo das doenças do passado também pode ajudar a esclarecer como o ser humano se espalhou pelo mundo. Vamos entender melhor esse assunto? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Doenças do passado – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Doenças do passado – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Doenças do passado – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Doenças do passado
Pode parecer incrível, mas o estudo das doenças do passado também pode ajudar a esclarecer como o ser humano se espalhou pelo mundo. Quando os primeiros migrantes humanos deixaram o continente africano, levaram com eles os parasitos que viviam em seus corpos. Por onde as condições ambientais permitiram, esses parasitos puderam perpetuar seus ciclos de transmissão.
Por exemplo, durante a travessia, por terra, da região de Beríngea, o frio intenso não permitiu que os parasitos continuassem seu ciclo. Então, os seres humanos que chegaram à América por esse caminho estavam livres dessas doenças. Porém, os mesmos parasitos encontrados na África pré-histórica foram encontrados também na América – mais especificamente, no México, na região da Cordilheira dos Andes e no Brasil. Como explicar isso?
Possivelmente, o homem encontrou outros caminhos para chegar ao nosso continente! Como os parasitos se originaram em ancestrais africanos e acompanharam as migrações dos hospedeiros pelo continente asiático, alguns cientistas acham que eles chegaram aqui, atravessando o Oceano Pacífico.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 257.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento do texto:
“Pode parecer incrível, mas o estudo das doenças do passado também pode ajudar a esclarecer como o ser humano se espalhou pelo mundo.”
O termo “como” exprime:
( ) modo.
( ) causa.
( ) comparação.
Questão 2 – Na passagem “[…] levaram com eles os parasitos que viviam em seus corpos.”, o vocábulo “eles” refere-se:
Questão 3 – Segundo o texto, os parasitos não continuaram o ciclo durante a passagem por terra na região da Beríngea. Identifique o motivo disso:
Questão 4 – No segmento “Porém, os mesmos parasitos encontrados na África pré-histórica foram encontrados também na América […]”, a palavra evidenciada poderia ser substituída por:
( ) “Por isso”.
( ) “Portanto”.
( ) “Entretanto”.
Questão 5 – Em “Como explicar isso?”, o termo destacado:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 6 – Na parte “Possivelmente, o homem encontrou outros caminhos para chegar ao nosso continente!”, o autor do texto expõe um fato:
( ) certo.
( ) hipotético.
( ) contraditório.
Questão 7 – Observe o trecho:
“Como os parasitos se originaram em ancestrais africanos e acompanharam as migrações dos hospedeiros pelo continente asiático […]”
A palavra “e” expressa:
( ) fatos que se opõem.
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
Questão 8 – No segmento “[…] alguns cientistas acham que eles chegaram aqui, atravessando o Oceano Pacífico.”, o vocábulo sublinhado indica uma circunstância de:
( ) meio.
( ) lugar.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.