Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma doce atração. O que leva as pessoas a se sentirem atraídas por doces? Vamos descobrir a resposta científica para isso? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Doce atração – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Doce atração – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Doce atração – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Doce atração
Sobremesa preparada, mesa posta e você mal pode esperar pelo fim do jantar? Do fundo da mesa, dentro daquele pote especial, os bolinhos de banana parecem sorrir… Antes de atacá-los, você saberia responder o que lhe faz sentir tão atraído por essas doces delícias?
Pois existe uma resposta científica para isso e ela está em um lugar muito pequeno – um espaço entre células do cérebro que (acredite!) é mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.
Nesses locais, acontece a comunicação entre células do cérebro, os neurônios, e é o açúcar um dos responsáveis pela liberação de mensageiros – os neurotransmissores – que vão estabelecer essa conversa entre as células. Serotonina e B-endorfina (beta-endorfina) são os neurotransmissores acionados quando ingerimos açúcares.
Esses dois mensageiros fazem com que as células se comuniquem e modifiquem o nosso estado de humor. Quanto estão em um nível alto no sangue, a pessoa se sente relaxada e fica até mais otimista. Por isso, então, nos sentimos tão bem quando comemos doces.
Mesmo sem saber da ligação do açúcar com esses prazeres, muita gente, quando se sente triste, corre para a geladeira para devorar um docinho. Mas vai um alerta: açúcar em excesso pode causar obesidade e diabetes, graves problemas de saúde.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 168.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
( ) fazer refletir.
( ) explicar algo.
( ) contar uma história.
Questão 2 – Na passagem “[…] os bolinhos de banana parecem sorrir…”, o autor emprega:
( ) a linguagem conotativa.
( ) a linguagem denotativa.
( ) a linguagem conotativa e a linguagem denotativa.
Questão 3 – Na parte “Pois existe uma resposta científica para isso […]”, o vocábulo destacado:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 4 – No trecho “[…] é mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.”, o autor:
( ) faz uma comparação.
( ) expressa uma opinião.
( ) apresenta uma conclusão.
Questão 5 – Releia este fragmento do texto:
“[…] fazem com que as células se comuniquem e modifiquem o nosso estado de humor.”
Essa é a função:
( ) dos neurônios.
( ) dos neurotransmissores.
( ) da Serotonina e B-endorfina (beta-endorfina).
Questão 6 – Em “[…] a pessoa se sente relaxada e fica até mais otimista.”, o termo “e” exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contradizem.
Questão 7 – Na frase “[…] nos sentimos tão bem quando comemos doces.”, a palavra grifada:
( ) nomeia.
( ) intensifica.
( ) caracteriza.
Questão 8 – Grife o vocábulo “para” que indica uma finalidade a seguir:
“[…] muita gente, quando se sente triste, corre para a geladeira para devorar um docinho.”
Questão 9 – O autor faz um alerta com relação aos graves problemas de saúde, causados pelo consumo excessivo do açúcar. A que problemas ele se refere?
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.