Interpretação de texto: Diário de Pilar na Amazônia – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Diário de Pilar na Amazônia. Vamos ler a respeito desse livro? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Diário de Pilar na Amazônia – Urgente”

Viajando a bordo da rede mágica, em mais uma aventura de tirar o fôlego, a destemida Pilar faz ecoar um apelo, para que sejamos mais atuantes na preservação do nosso planeta.

    Preocupados com as consequências nocivas do desmatamento, Pilar, Breno e o gato Samba se transportam para a floresta amazônica, onde ficam amigos de Maiara e Bira. Juntos, eles ajudam Maiara a reencontrar sua família e enfrentam um perigoso grupo de mateiros que quer destruir a floresta, colocando pessoas, flora e fauna em risco.

    Navegando em grandes embarcações ou em pequenos barcos pelos rios Amazonas, Solimões, Negro e Tapajós, os amigos têm encontros surpreendentes com a Iara e o Curupira, além de momentos inesquecíveis em meio à natureza local.

    Nessa viagem repleta de aventuras e descobertas, Pilar vive experiências incríveis e transformadoras, que ficam registradas em detalhes nas páginas de seu diário.

Autora do livro: Flávia Lins E Silva.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786588899533/diario-de-pilar-na-amazonia-nova-edicao>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um desenho animado.

 

Questão 2 – Na passagem “[…] em mais uma aventura de tirar o fôlego […]”, o texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) dá um exemplo.

(     ) expõe uma opinião.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a protagonista Pilar é “destemida”. Em outras palavras, ela é:

(     ) corajosa.

(     ) imprudente.

(     ) esperançosa.

 

Questão 4 – Sublinhe a seguir o trecho que exprime uma finalidade:

“[…] a destemida Pilar faz ecoar um apelo, para que sejamos mais atuantes na preservação do nosso planeta.”

 

Questão 5 – Em “Preocupados com as consequências nocivas do desmatamento, Pilar, Breno e o gato Samba se transportam para a floresta amazônica […]”, a parte destacada revela:

(     ) um motivo.

(     ) uma condição.

(     ) uma conclusão.

 

Questão 6 – Releia:

“Juntos, eles ajudam Maiara a reencontrar sua família e enfrentam um perigoso grupo de mateiros que quer destruir a floresta, colocando pessoas, flora e fauna em risco.”

Esse fragmento do texto é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 7 – No segmento “[…] os amigos têm encontros surpreendentes com a Iara e o Curupira […]”, a expressão grifada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 8 – Observe:

“[…] Pilar vive experiências incríveis e transformadoras, que ficam registradas em detalhes nas páginas de seu diário.”

O vocábulo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: