Interpretação de texto: O pirata e o farmacêutico – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “O pirata e o farmacêutico”. Já ouviu falar desse livro? Não? Então, leia a resenha! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O pirata e o farmacêutico”

Robin e Ben foram amigos de infância, mas acabaram seguindo caminhos bem diferentes: um virou pirata e o outro, farmacêutico. […]

    Neste poema inédito de Robert Louis Stevenson, o autor de “A ilha do tesouro”, as crianças conhecerão Robin e Ben: amigos que cresceram juntos, mas, como muitas vezes acontece, acabaram tomando caminhos opostos. Com toda a aventura, ação e fantasia desta história, não vai ser difícil mergulhar na vida desses dois simpáticos – apesar de um pouco violentos – personagens e se deleitar com as ilustrações incríveis do artista alemão Henning Wagenbreth.

    Você sabe o que é ter um melhor amigo: alguém para brincar, jogar e até correr perigo! Vez por outra vocês brigam, mas logo ficam de bem, e era assim que acontecia com o Robin e o Ben. Só que a vida, muitas vezes, até os amigos separa (tomara que não seja o que aconteça com vocês!). E, assim como separa, também não é coisa rara que a vida una os amigos de outrora novamente.

    Robin foi correr o mundo, ter vida de aventureiro; Ben quis ter vida pacata, ganhar bastante dinheiro. E quando o destino tornou a pôr os dois frente a frente… Não vou contar para você o final surpreendente! […]

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788574066424/o-pirata-e-o-farmaceutico>.
(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um desenho animado.

 

Questão 2 – Releia:

“[…] um virou pirata e o outro, farmacêutico.”

O texto refere-se:

 

Questão 3 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:

(     ) “[…] amigos que cresceram juntos […]”

(     ) “[…] não vai ser difícil mergulhar na vida desses dois […] personagens […]”

(     ) “Robin foi correr o mundo, ter vida de aventureiro […]”

 

Questão 4 – Na passagem “[…] alguém para brincar, jogar e até correr perigo!”, o vocábulo destacado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – Os parênteses “(tomara que não seja o que aconteça com vocês!)” contêm:

(     ) uma correção.

(     ) um comentário.

(     ) uma explicação.

 

Questão 6 – No segmento “E, assim como separa, também não é coisa rara que a vida una os amigos de outrora novamente.”, o termo sublinhado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Segundo o texto, “[…] Ben quis ter vida pacata […]”. Em outras palavras, ele quis:

(     ) ter vida agitada.

(     ) ter vida tranquila.

(     ) ter vida diferente.

 

Questão 8 – Na parte “E quando o destino tornou a pôr os dois frente a frente…”, as reticências foram usadas para assinalar:

(     ) um clima de suspense.

(     ) a continuidade de elementos.

(     ) uma interrupção de pensamento.

 

Questão 9 – O trecho “Não vou contar para você o final surpreendente!” funciona como:

(     ) um apelo.

(     ) um alerta.

(     ) um convite.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: