Interpretação de texto: Sai-andorinha – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o saí-andorinha. Vive no topo das árvores, à beira da mata e na mata de galeria. Vamos conhecer melhor essa ave? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Saí-andorinha

    Vive no topo das árvores, à beira da mata e na mata de galeria.

    No verão, pode ser mais insetívoro, no inverno, mais frugívoro. Alimenta-se de frutinhas de erva-de-passarinho, embaúba, coquinhos de palmeiras e insetos.

    Nidifica em buracos de barrancos, na beira do rio, em construções próximas às matas (embaixo de pontes, muros em ruínas). Aproveita ocos onde existiam ninhos de outras espécies. Seu ninho é uma tigela volumosa. Bota de 3 a 4 ovos de cor branca, chocados durante 15 dias.

    Mede 14 cm. O macho dessa espécie é azul-brilhante com máscara negra. A fêmea e o macho juvenil são esverdeados. Sua cabeça é chata, o bico largo na base e com ligeiro gancho na ponta.

    Ele possui asas grandes e é bom voador. Quando está voando atrás de insetos, parece uma andorinha.

    É uma espécie arborícola, pousando em posição ereta. Tem como característica levantar tarde e dormir cedo.

Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/fauna/aves/NOT,0,0,1223023,Sai-andorinha.aspx>.
(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Vive no topo das árvores, à beira da mata e na mata de galeria.”

Nessa passagem, o texto refere-se:

 

 

Questão 2 – Na frase “Alimenta-se de frutinhas de erva-de-passarinho, embaúba, coquinhos de palmeiras e insetos.”, o termo destacado indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternativa.

 

Questão 3 – Os parênteses contêm uma explicação sobre:

(     ) os buracos de barrancos onde o saí-andorinha nidifica.

(     ) a beira do rio onde o saí-andorinha nidifica.

(     ) as construções próximas às matas onde o saí-andorinha nidifica.

 

Questão 4 – Em “Bota de 3 a 4 ovos de cor branca, chocados durante 15 dias.”, a expressão sublinhada exprime:

(     ) meio.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Na parte “[…] é azul-brilhante com máscara negra.”, o texto revela as cores:

(     ) da fêmea da espécie saí-andorinha.

(     ) do macho da espécie saí-andorinha.

(     ) do macho juvenil da espécie saí-andorinha.

 

Questão 6 – Identifique o fragmento, em que o texto estabelece uma comparação:

(     ) “Quando está voando atrás de insetos, parece uma andorinha.”

(     ) “É uma espécie arborícola, pousando em posição ereta.”

(     ) “Tem como característica levantar tarde e dormir cedo.”

 

Questão 7 – Observe:

“Sua cabeça é chata, o bico largo na base e com ligeiro gancho na ponta.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – No segmento “Ele possui asas grandes e é bom voador.”, o vocábulo grifado foi empregado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) complementar.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: