Interpretação de texto: Diário de Pilar em Machu Picchu – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Diário de Pilar em Machu Picchu. Já ouviu falar desse livro? Não? Então, leia o texto sobre ele! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Diário de Pilar em Machu Picchu”

Preocupados com o desaparecimento do gatinho Samba, Pilar e seu inseparável amigo Breno embarcam na rede mágica à sua procura e entram em mais uma aventura de tirar o fôlego, desta vez nas montanhas do Peru.

    Percorrendo trechos do Vale Sagrado e atravessando uma densa floresta, Pilar e Breno trilham as margens do rio Urubamba e enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo para evitar que a jovem Yma, escolhida do deus Sol, fique para sempre em Machu Picchu.

    Corajosos, os amigos desbravam os segredos da Cidade Sagrada, ao mesmo tempo em que conhecem as tradições e lendas da civilização inca, vivenciam momentos tão inesquecíveis quanto perigosos, escondem-se nos templos de pedra, deliciam-se com choclos e quinoa e aprendem um monte de palavras no quéchua (o idioma dos incas).

    Essa edição traz dicionário de palavras inventadas por Pilar, um pequeno dicionário de quéchua, mapa de Machu Picchu e da trilha inca e mapa da América do Sul. E mais: a partitura do “Samba do Samba”, composto por Pilar e Breno.

 

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um documentário.

 

Questão 2 – Releia:

Preocupados com o desaparecimento do gatinho Samba, Pilar e seu inseparável amigo Breno embarcam na rede mágica à sua procura e entram em mais uma aventura de tirar o fôlego […]”

Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “Preocupados com o desaparecimento do gatinho Samba […]”

(     ) “[…] Pilar e seu inseparável amigo Breno embarcam na rede mágica à sua procura […]”

(     ) “[…] e entram em mais uma aventura de tirar o fôlego […]”

 

Questão 3 – Segundo o texto, “Pilar e Breno trilham as margens do rio Urubamba e enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo”. Qual a finalidade dessas ações dos amigos?

 

 

Questão 4 – Na passagem “Corajosos, os amigos desbravam os segredos da Cidade Sagrada […]”, o termo destacado:

(     ) chama os amigos.

(     ) retoma os amigos.

(     ) caracteriza os amigos.

 

Questão 5 – Na parte “[…] conhecem as tradições e lendas da civilização inca […]”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Grife a expressão que indica lugar a seguir:

“[…] vivenciam momentos tão inesquecíveis quanto perigosos, escondem-se nos templos de pedra […]”

 

Questão 7 – No segmento “[…] aprendem um monte de palavras no quéchua (o idioma dos incas).”, os parênteses contêm:

(     ) uma correção.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 8 – Observe:

“Essa edição traz dicionário de palavras inventadas por Pilar, um pequeno dicionário de quéchua, mapa de Machu Picchu e da trilha inca e mapa da América do Sul.”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: