Interpretação de texto: Desenhos de água no céu – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre os desenhos de água no céu. A que desenhos a autora do texto se refere, hein? Ficou curioso (a)? Então, leia com bastante atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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Desenhos de água no céu

    O nosso planeta é envolvido por vários gases, o que chamamos de atmosfera. O calor irradiado pelo sol atinge a superfície do planeta Terra, provocando a evaporação da água, proveniente de mares, rios, lagos e florestas: como o ar quente – este vapor – é mais leve, sobe até a atmosfera. A nuvem é formada por meio da transformação do vapor em pequenas gotas de água ou cristais de gelo. Por isso, há mais nuvens nos dias de calor, que favorecem o aumento da evaporação.

    Quando o vapor sobe para a atmosfera, encontra o ar em temperatura mais baixa, que faz ______ que o vapor vire a gota líquida, ou até congele, quando a temperatura é muita baixa, criando cristais de gelo, e iniciando o processo de formação de nuvens.  Se essa condensação de vapor ocorre perto do solo, formam-se as neblinas.

    Como gostamos de observar, as nuvens podem estar posicionadas em diferentes locais do céu, com formatos e tamanhos, também distintos. A temperatura, a altura da nuvem e a intensidade da luz recebida influenciam nesses diferentes aspectos e formações de nuvens, assim como a presença e distribuição de impurezas na atmosfera, que atraem os vapores de água, como vapores industriais, poeiras etc.

    Com relação ao aspecto das nuvens, existem mais de dez tipos diferentes, de acordo com quantidade de partículas de água e a distribuição no céu, com três formas principais: Cumulus (faixas, como partes do algodão, brancas e fofas); Stratus (uniforme, em camadas, como um lençol), cobrindo o céu; e Cirrus (como linhas pinceladas).

Daniele Souza. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

 

 

Questões

Questão 1 – Em “Desenhos de água no céu”, a que a autora do texto se refere?

R:

 

Questão 2 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) alertar.

(     ) noticiar.

(     ) explicar.

 

Questão 3 – Segundo o texto, “[…] há mais nuvens nos dias de calor, que favorecem o aumento da evaporação”. Aponte a causa desse fato:

(     ) “O nosso planeta é envolvido por vários gases, o que chamamos de atmosfera.”

(     ) “O calor irradiado pelo sol atinge a superfície do planeta Terra […]”

(     ) “A nuvem é formada por meio da transformação do vapor em pequenas gotas de água […]”

 

Questão 4 – Releia este fragmento do texto:

“[…] encontra o ar em temperatura mais baixa, que faz ______ que o vapor vire a gota líquida […]”

O espaço deve ser preenchido com:

(     ) “de”

(     ) “com”.

(     ) “para”.

 

Questão 5 – Na parte “[…] criando cristais de gelo, e iniciando o processo de formação de nuvens.”, o vocábulo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Na passagem “Se essa condensação de vapor ocorre perto do solo, formam-se as neblinas.”, o termo sublinhado exprime:

(     ) uma hipótese.

(     ) uma condição.

(     ) uma concessão.

 

Questão 7 – No segmento “[…] atraem os vapores de água, como vapores industriais, poeiras etc.”, a palavra “como” foi usada para:

(     ) indicar exemplos.

(     ) fazer uma comparação.

(     ) introduzir uma conclusão.

 

Questão 8 – O trecho “[…] uniforme, em camadas, como um lençol […]” descreve:

(     ) “Cumulus”.

(     ) “Stratus”.

(     ) “Cirrus”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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