Interpretação de texto: O que e água – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a água. A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases […] Vamos conhecer melhor esse bem tão precioso? Você sabe, por exemplo, por que a água do mar é salgada? Descubra, lendo o texto “O que é água?” Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

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NOME:

Leia:

O que é água?

    A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo H) e uma parte de oxigênio (símbolo O). Sua fórmula química é H2O.

    A água pode ser doce ou salgada. A água do mar é salgada porque os rios carregam para o mar cloro e sódio que se desprendem na erosão das rochas dos seus leitos. Como os rios recebem mais água doce das chuvas do que evaporam, sua água continua doce.

    Com o mar é diferente: ele perde mais água por meio da evaporação do que ganha com a chuva. Assim, como o sal não evapora com a água, essa substância vai se acumulando e se concentrando no mar. A repetição desse fenômeno durante centenas de milhões de anos aumentou a concentração de cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje.

    A água pode se apresentar em diversos estados: líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor d’água).

GARCEZ, Lucília; GARCEZ, Cristina. Água. São Paulo: Callis, 2010. p. 5. Coleção Planeta sustentável.

 

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) explicar algo.

(     ) noticiar um fato.

(     ) defender uma ideia.

 

Questão 2 – De acordo com o texto, a água é “transparente, sem sabor e odor”. Essas expressões correspondem, respectivamente, às palavras:

(     ) “insípida”, “incolor”, “inodora”.

(     ) “incolor”, “insípida”, “inodora”.

(     ) “inodora”, “incolor”, “insípida”.

 

Questão 3 – Em “Sua fórmula química é H2O.”, o pronome que retoma “A água” indica:

(     ) lugar.

(     ) posse.

(     ) indefinição.

 

Questão 4 – Em “A água do mar é salgada porque os rios carregam para o mar cloro e sódio que se desprendem na erosão das rochas dos seus leitos.”, o fato sublinhado:

(     ) explica o fato anterior.

(     ) conclui o fato anterior.

(     ) contrapõe o fato anterior.

 

Questão 5 – Segundo o texto, o sal “vai se acumulando e se concentrando no mar”, pois:

(     ) “perde mais água por meio da evaporação”.

(     ) “não evapora com a água”.

(     ) “se desprende na erosão das rochas dos seus leitos”.

 

Questão 6 – No período “Como os rios recebem mais água doce das chuvas do que evaporam, sua água continua doce.”, o vocábulo “Como” foi empregado para:

(     ) apontar uma causa.

(     ) introduzir um exemplo.

(     ) estabelecer uma comparação.

 

Questão 7 – Grife, a seguir, o sujeito do verbo “aumentou”:

“A repetição desse fenômeno durante centenas de milhões de anos aumentou a concentração de cloreto de sódio […]”

 

Questão 8 – Na oração “[…] nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje.”, o termo destacado exprime em relação ao fato uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 9 – O gelo, segundo as autoras do texto, é a água:

(     ) no estado sólido.

(     ) no estado líquido.

(     ) no estado gasoso.

 

Questão 10 – A palavra “água” é acentuada porque:

(     ) termina em “a”.

(     ) termina em vogal.

(     ) termina em ditongo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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