Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre um jovem cão de raça e uma lebre. Segundo essa história, um jovem cão de caça avistou uma lebre por trás de uma moita. Mais do que correr, voou para caçá-la. Será que ele conseguiu capturá-la? Ficou curioso (a) para saber? Então, leia com atenção o texto “Depende do motivo”! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Depende do motivo – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Depende do motivo – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Depende do motivo – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:
Depende do motivo
Um jovem cão de caça avistou uma lebre por trás de uma moita. Mais do que correr, voou para caçá-la. Mas a lebre deu um salto, saiu fora do seu alcance e disparou como uma flecha até perder-se ao longe.
O cão de caça estava desorientado, quando passou por ali um cão mais velho, um caçador experiente. O jovem cão aproveitou a companhia e queixou-se:
– Como pode uma lebre dez vezes menor do que eu fugir desse jeito?
O velho cão de caça parou um momentinho e respondeu, com a experiência de muitas caçadas:
– Ora, meu caro, é que você corria apenas para conseguir mais uma refeição, enquanto a lebre corria para salvar a própria vida!
Disponível em: <http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O texto “Depende do motivo” é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – A história acima acontece porque:
( ) um jovem cão de raça viu uma lebre.
( ) o jovem cão de raça voou para capturar a lebre.
( ) a lebre conseguiu fugir para longe do jovem cão de raça.
Questão 3 – Na passagem “Mais do que correr, voou para caçá-la.”, o termo destacado desempenha a função de:
( ) retomar “uma lebre”.
( ) apresentar “uma lebre”.
( ) caracterizar “uma lebre”.
Questão 4 – Em “Mas a lebre deu um salto, saiu fora do seu alcance e disparou como uma flecha até perder-se ao longe.”, o vocábulo “e” indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – No trecho “O cão de caça estava desorientado […]”, o narrador revela:
( ) a ação do cão de raça após a tentativa de caça.
( ) o estado do cão de raça após a tentativa de caça.
( ) o modo de ser do cão de raça após a tentativa de caça.
Questão 6 – Na fala “– Como pode uma lebre dez vezes menor do que eu fugir desse jeito?”, a palavra grifada exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No texto, os travessões:
( ) anunciam as falas dos personagens.
( ) assinalam o início das falas dos personagens.
( ) indicam uma breve interrupção das falas dos personagens.
Questão 8 – A expressão “meu caro” foi usada pelo cão de raça experiente para se dirigir ao cão de raça jovem. Por isso, essa expressão é chamada de:
( ) sujeito.
( ) aposto.
( ) vocativo.
Questão 9 – Releia a fala do cão de raça mais experiente:
“– Ora, meu caro, é que você corria apenas para conseguir mais uma refeição, enquanto a lebre corria para salvar a própria vida!”
Na visão do cão de raça experiente, a lebre conseguiu escapar do cão de raça mais jovem, pois:
( ) o motivo da corrida dela equivale ao motivo da corrida dele.
( ) o motivo da corrida dela é maior que o motivo da corrida dele.
( ) o motivo da corrida dela é menor que o motivo da corrida dele.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.