Interpretação de texto: Criança diz cada uma – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do 7º ano, permite o aprimoramento de variadas habilidades de leitura. As questões propostas baseiam-se no texto Criança diz cada uma, de Mário Prata. 

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Criança diz cada uma

    Aninha já estava com dois anos. Loira, linda. Nunca tinha cortado os cabelos. Eram amarelos-ouro e cacheados. “Parecia um anjinho barroco”, diz a mãe coruja.

    Lá um dia, a mãe pega uma enorme tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as melenas já estavam nos ombros. Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.

    – Mamãe vai cortar o cabelinho da Aninha.

    – Aninha olha para a tesoura, se apavora.

    – Não quero, não quero, não quero!!!

    – Não dói nada…

    – Não quero!, já disse.

    E sai correndo. A mãe sai correndo atrás. Com a tesoura na mão. A muito custo, consegue tirar a filha que estava debaixo da cama, chorando temendo o pior. Consola a filha. Sentam-se na cama. Dá um tempo. A menina para de chorar. Mas, não tira o olho da tesoura.

    – Olha, meu amor, a mamãe promete cortar só dois dedinhos.

    Aninha abre as duas mãos, já submissa, desata o choro, perguntando, olhando para a enorme tesoura e para a própria mãozinha:

    – Quais deles, mãe?

Mário Prata. “100 crônicas de Mário Prata”. São Paulo: Cartaz editorial, 1997.

 

Questões

Questão 1 – O objetivo de quem escreveu o texto é:

a) informar sobre um fato ocorrido.

b) expor uma opinião.

c) criticar um comportamento infantil.

d) contar uma história.

 

Questão 2 – A mãe de Aninha resolveu cortar os cabelos da filha porque:

a) Aninha já estava com dois anos.

b) nunca tinha cortado os cabelos da filha.

c) os cabelos da menina eram amarelos-ouro e cacheados.

d) as melenas de Aninha já estavam nos ombros.

 

Questão 3 – Por que Aninha não quer cortar os cabelos?

 

 

Questão 4 – “Criança diz cada uma”. A que o autor do texto se refere?

 

 

Questão 5 – Grife os termos que retomam o referente Aninha nas frases a seguir:

a) “[…] e resolve dar um trato na cabeça da criança […]”

b) “Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.”

c) “A muito custo, consegue tirar a filha que estava debaixo da cama […]”

d) “A menina para de chorar.”

 

Questão 6 – “A menina para de chorar. Mas, não tira o olho da tesoura.”. Essa frase pode ser reescrita da seguinte forma:

a) “A menina para de chorar. Porém, não tira o olho da tesoura.”

b) “A menina para de chorar. Portanto, não tira o olho da tesoura.”

c) “A menina para de chorar. Porquanto, não tira o olho da tesoura.”

d) “A menina para de chorar. Afinal, não tira o olho da tesoura.”

 

Questão 7 – No trecho “Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:

a) preocupada

b) desconfiada

c) aflita

d) impaciente

 

Questão 8 – A maior parte dos verbos no texto está no tempo:

(     ) passado

(     ) presente

(     ) futuro

 

Questão 9 – Em “Mamãe vai cortar o cabelinho […].”, a locução grifada tem o sentido do verbo:

a) cortaria

b) cortou

c) cortará

d) cortava

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: