Início Série5º ano Interpretação de texto: Coqueluche – 5º ano

Interpretação de texto: Coqueluche – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a coqueluche. A principal característica são crises de tosse seca, mas a doença pode atingir também traqueia e brônquios. Vamos nos informar melhor a respeito dessa doença tão séria? Então, leia o texto com muita atenção! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05 e EF05LP09.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Coqueluche

    Causada pela bactéria Bordetella Pertussis, a coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma infecção respiratória presente em todo o mundo. A principal característica são crises de tosse seca, mas a doença pode atingir também traqueia e brônquios. Os casos tendem a se alastrar mais em épocas de clima ameno ou frio, como primavera e inverno.

    Nas crianças, a imunidade à doença é adquirida apenas quando administradas as três doses da vacina, sendo necessária a realização dos reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Bebês menores de 6 meses podem apresentar complicações pela coqueluche e o quadro pode levar à morte.

    O Ministério da Saúde alerta que um adulto, mesmo tendo sido vacinado quando bebê, pode se tornar suscetível novamente à coqueluche, já que a vacina pode perder o efeito com o passar do tempo. Devido ao risco de exposição, a imunização de crianças já nos primeiros meses de vida é tão importante.

    A transmissão da coqueluche ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada, por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar. Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes.

    Os sintomas podem se manifestar em três níveis. No primeiro, o mais leve, os sintomas são parecidos com os de um resfriado e incluem mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa. Esses sintomas iniciais podem durar semanas, período em que a pessoa também está mais suscetível a transmitir a doença.

    No estágio intermediário da coqueluche, a tosse seca piora e outros sinais aparecem e a tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada, podendo comprometer a respiração. As crises de tosse podem provocar ainda vômito ou cansaço extremo. Geralmente, os sinais e sintomas da coqueluche duram entre seis e dez semanas.

Paula Laboissière. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/coqueluche-saiba-mais-sobre-doenca-que-voltou-preocupar-o-mundo>. Publicado em: 16 de junho de 2024. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Em “[…] é uma infecção respiratória presente em todo o mundo.”, o texto refere-se à:

 

 

Questão 2 – Segundo o texto, a coqueluche caracteriza-se especialmente por:

(     ) atacar a traqueia.

(     ) atingir os brônquios.

(     ) provocar crises de tosse seca.

 

Questão 3 – De acordo com o texto, os casos de coqueluche “tendem a se alastrar mais em épocas de clima ameno ou frio”. Em outras palavras, eles tendem a se:

   ) “espalhar mais em épocas de clima ameno ou frio”.

(     ) “controlar mais em épocas de clima ameno ou frio”.

(     ) “concentrar mais em épocas de clima ameno ou frio”.

 

Questão 4 – Na passagem “Bebês menores de 6 meses podem apresentar complicações pela coqueluche e o quadro pode levar à morte.”, o termo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – O texto destaca que a vacinação contra a coqueluche é muito importante ainda nos primeiros meses de vida. Por quê?

 

 

Questão 6 – Identifique no texto a principal forma de transmissão da coqueluche:

 

 

Questão 7 – O texto esclarece que os sintomas da coqueluche “podem se manifestar em três níveis”. Em qual desses níveis, “a pessoa está mais suscetível a transmitir a doença”?

(     ) no primeiro nível (o mais leve).

(     ) no segundo nível (o intermediário).

(     ) no terceiro nível (o mais grave).

 

Questão 8 – Assinale o fragmento, em que o texto enumera os sintomas iniciais da coqueluche:

(     ) “[…] mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa.”

(     ) “[…] a tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada […]”

(     ) “As crises de tosse podem provocar ainda vômito ou cansaço extremo.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário