Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre copos musicais. Você faz ideia de que é possível tocar uma boa melodia em copos? Aprenda e entenda como isso acontece, lendo com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03 e EF35LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Copos musicais – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Copos musicais – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Copos musicais – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Copos musicais
Que os instrumentos musicais podem produzir belos sons quando tocados, você já sabe. Mas você faz ideia de que é possível tocar uma boa melodia em copos? Experimente!
Você vai precisar de:
- uma jarra de água;
- oito copos de vidro;
- corante para alimentos;
- uma colher de chá.
Passo 1:
Misture um pouco de corante de alimentos na água – só para dar um charme!
Passo 2:
Encha os copos com quantidades diferentes de água. O primeiro deve ter pouca água, o segundo mais que o anterior e, assim, sucessivamente, até que o último esteja quase cheio.
Passo 3:
Agora, bata suavemente com a colher em cada copo.
Você percebe que os copos produzem sons diferentes? Tente colocar ou retirar mais água nos copos. Os sons mudam, não é verdade? Experimente bater nos copos em várias sequências e divirta-se! Você criará diferentes melodias!
Para entender a lógica dos copos musicais, precisamos saber primeiro que: quanto mais rígido é o material, menos ele vibra, logo, mais grave é o som. Assim, quanto maior a quantidade de água no copo, menor é a frequência e, portanto, mais grave é o som. Por isso, é que a arrumação dos copos musicais deve se dar da esquerda para a direita, do mais cheio ao mais vazio – ou do mais grave ao mais agudo –, permitindo que o instrumento improvisado seja tocado como piano.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_200.pdf>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Experimente!”, o texto faz um convite ao leitor para:
Questão 2 – A seção “Você vai precisar de”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Identifique a orientação “para dar um charme!”:
( ) “[…] bata suavemente com a colher em cada copo”.
( ) “Misture um pouco de corante de alimentos na água”.
( ) “Encha os copos com quantidades diferentes de água”.
Questão 4 – Segundo o texto, “você criará diferentes melodias” ao:
( ) “tentar retirar mais água nos copos”.
( ) “tentar colocar mais água nos copos”.
( ) “bater nos copos em várias sequências”.
Questão 5 – O trecho “Para entender a lógica dos copos musicais, precisamos saber primeiro que […]” é:
( ) uma hipótese.
( ) uma explicação.
( ) um ponto de vista.
Questão 6 – Na parte “[…] menos ele vibra […]”, o termo “ele” refere-se:
( ) ao som.
( ) ao copo.
( ) ao material.
Questão 7 – Releia:
“[…] permitindo que o instrumento improvisado seja tocado como piano.”
Nesse fragmento, o vocábulo “como”:
( ) inicia um exemplo.
( ) aponta uma causa.
( ) estabelece uma comparação.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.