Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Conversa sobre tique-taque.
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Conversa sobre tique-taque – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Conversa sobre tique-taque – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Conversa sobre tique-taque – 3º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Conversa sobre tique-taque
A ovelha Babi está ficando cada vez melhor com os números pelo menos, até o dez.
– Babi, você gostaria de aprender um pouquinho sobre as horas? – a mamãe ovelha pergunta.
– Sim – responde Babi.
Eles se sentam juntas à mesa da cozinha. A mamãe mostra um relógio a Babi.
– Este relógio é diferente daquele que o Ivo andou consertando na torre – a mamãe diz.
– Estou vendo. Este não tem a face redonda e ponteiros, apenas números.
– Certo! Então, este trabalha assim: Os primeiros números, aqueles antes dos dois pontinhos, marcam a hora, entende? – pergunta a mamãe.
– Claro! Então, isso é um oito. São oito horas? – Babi pergunta, entendendo a ideia.
– Sim, um pouquinho depois das oito. Você pode saber que é depois das oito, porque os outros números, depois dos dois pontinhos, dizem os minutos depois dessa hora.
– Um zero e depois um cinco – Babi diz.
– Certo. Isso significa que são cinco minutos depois das oito, exatamente agora – a mamãe diz.
– Opa! Agora são seis minutos depois das oito! – ri Babi, quando os números mudam.
– Mesmo se você ainda não souber os números depois do dez, ainda podemos usar este relógio. Vamos supor que iremos fazer compras quando o lado da hora marcar nove e o lado dos minutos marcar dois zeros. Isso será às nove horas, quando o Sr. Ptero abre a loja – a mamãe explica.
– Ótimo! Eu vou ficar sentada aqui e pintar um pouquinho. Quando marcar nove horas, eu irei até você – diz Babi, sentindo-se muito importante e crescida. É melhor ficar pronta! – ela conclui.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) O que a mamãe ovelha pergunta se Babi quer aprender?
R.
3) No que o relógio que a mamãe mostrou a Babi era diferente do que Ivo concertou na torre?
R.
4) Como funciona o relógio que a mamãe mostra a Babi?
R.
5) O que Babi faz se sentindo muito importante e crescida?
R.
Por Hélia Higa.