Início Série5º ano Interpretação de texto: Confetes sustentáveis – 5º ano

Interpretação de texto: Confetes sustentáveis – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre confetes sustentáveis. Já ouviu falar desses confetes que não poluem o meio ambiente? Não? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Saiba como fazer confetes sustentáveis com folhas e flores

    Além das fantasias criativas, marchinhas animadas e muito brilho, o que sempre sobra na festa de foliões de todas as idades é uma verdadeira enxurrada de confete e serpentina.

    Tudo estaria perfeito se, ao final de cada dia de folia, toneladas de papel não fossem parar em bueiros e rios, poluindo ainda mais as cidades.

    Ambientalistas e ONGs têm alertado sobre a necessidade de aproveitar essa grande festa popular com responsabilidade, sem descuidar do meio ambiente.

    Para não abrir mão da tradição que deixa o Carnaval ainda mais colorido, têm surgido nas redes sociais algumas sugestões de confetes sustentáveis, feitos com folhas de plantas e pétalas de flores secas.

    Tão coloridos quanto os de papel, mas muito mais sustentáveis, eles são baratos e qualquer um pode fazer em casa.

    Como? Basta recolher e juntar o material que fica caído nas ruas ou nos jardins e usar um furador de papel para cortar o confete.

    Quanto mais variedade e cor, mais bonitos ficarão. E ainda é possível inovar na forma, usando furadores em formato de corações e florzinhas, por exemplo.

    Além de ter uma decomposição rápida, os confetes naturais não têm resíduos químicos. Assim, fica fácil aproveitar o Carnaval sem peso na consciência.

“Catraca Livre”. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/as-melhores-solucoes-sustentaveis/saiba-como-fazer-confetes-sustentaveis-com-folhas-e-flores/>. Publicado em: 07 de fevereiro de 2018. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“[…] o que sempre sobra na festa de foliões de todas as idades é uma verdadeira enxurrada de confete e serpentina”.

De acordo com o texto, qual a consequência disso?

 

Questão 2 – Em “Ambientalistas e ONGs têm alertado sobre a necessidade de aproveitar essa grande festa popular com responsabilidade […]”, a expressão grifada indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 3 – Observe:

Para não abrir mão da tradição que deixa o Carnaval ainda mais colorido, têm surgido nas redes sociais algumas sugestões de confetes sustentáveis […]”

O vocábulo destacado estabelece a relação de:

(     ) causa.

(     ) finalidade.

(     ) consequência.

 

Questão 4 – Identifique no texto os materiais usados na produção dos confetes naturais:

 

 

Questão 5 – O trecho “[…] qualquer um pode fazer em casa.” funciona como:

(     ) um convite.

(     ) um conselho.

(     ) uma orientação.

 

Questão 6 – Conforme o texto, os confetes naturais diferenciam-se dos de papel, pois são:

(     ) “mais bonitos”.

(     ) “mais coloridos”.

(     ) “muito mais sustentáveis”.

 

Questão 7 – Segundo o texto, “é possível inovar na forma” dos confetes sustentáveis. Como?

 

 

Questão 8 – Há uma opinião no fragmento:

(     ) “Além de ter uma decomposição rápida […]”

(     ) “[…] os confetes naturais não têm resíduos químicos.”

(     ) “Assim, fica fácil aproveitar o Carnaval sem peso na consciência.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário