Início Série5º ano Interpretação de texto: Composição do sangue – 5º ano

Interpretação de texto: Composição do sangue – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o sangue. De que ele é composto, hein? Vamos aprender? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Composição do sangue

    O sangue é constituído de plasma, células e fragmentos celulares. De cor amarelada, com bastante água, o plasma representa pouco mais da metade da constituição do sangue e possui proteínas, açúcares, gorduras, enzimas, vitaminas e hormônios. O plasma carrega e realiza trocas de materiais necessários às células. Essa é a parte líquida do sangue.

    Na parte mais sólida do sangue, estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos). Quando o sangramento começa, em um machucado, são exatamente as plaquetas que auxiliam a interrupção desse sangramento, pois participam do processo de coagulação. As plaquetas também são conhecidas por trombócitos.

    Já os leucócitos são como guardas do seu organismo. Possuem formas e funções diferentes, relacionadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos: os leucócitos identificam, atacam e destroem os invasores do organismo, como bactérias.

    As hemácias, chamadas ainda de eritrócitos, contêm hemoglobina, responsável pela coloração vermelha característica do sangue. São responsáveis pelas trocas gasosas, tendo a função de transportar o oxigênio dos pulmões.

Daniele Souza. Fragmento de “Jornadas do sangue”.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1381&sid=8>.

 

Questões

Questão 1 – O trecho “O sangue é constituído de plasma, células e fragmentos celulares.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 2 – Na passagem “O plasma carrega e realiza trocas de materiais necessários às células.”, a palavra sublinhada indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 3 – Segundo o texto, o sangue apresenta em maior quantidade:

(     ) “plasma”.

(     ) “células”.

(     ) “fragmentos celulares”.

 

Questão 4 – Observe:

“Quando o sangramento começa, em um machucado, são exatamente as plaquetas que auxiliam a interrupção desse sangramento, pois participam do processo de coagulação.”

 O vocábulo destacado tem o sentido equivalente a:

(     ) “porque”.

(     ) “por isso”.

(     ) “mas também”.

 

Questão 5 – No segmento “Já os leucócitos são como guardas do seu organismo.”, o termo “como” foi usado para:

(     ) exprimir uma causa.

(     ) introduzir um exemplo.

(     ) estabelecer uma comparação.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, as plaquetas também são chamadas de:

(     ) “glóbulos brancos”.

(     ) “trombócitos”.

(     ) “eritrócitos”.

 

Questão 7 – Em “São responsáveis pelas trocas gasosas, tendo a função de transportar o oxigênio dos pulmões.”, a autora do texto refere-se:

(     ) às hemácias.

(     ) às plaquetas.

(     ) aos leucócitos.

 

Questão 8 – O texto sobre a composição do sangue tem o objetivo de:

(     ) alertar.

(     ) noticiar.

(     ) explicar.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário