Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o sangue. De que ele é composto, hein? Vamos aprender? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Composição do sangue – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Composição do sangue – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Composição do sangue – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Composição do sangue
O sangue é constituído de plasma, células e fragmentos celulares. De cor amarelada, com bastante água, o plasma representa pouco mais da metade da constituição do sangue e possui proteínas, açúcares, gorduras, enzimas, vitaminas e hormônios. O plasma carrega e realiza trocas de materiais necessários às células. Essa é a parte líquida do sangue.
Na parte mais sólida do sangue, estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos). Quando o sangramento começa, em um machucado, são exatamente as plaquetas que auxiliam a interrupção desse sangramento, pois participam do processo de coagulação. As plaquetas também são conhecidas por trombócitos.
Já os leucócitos são como guardas do seu organismo. Possuem formas e funções diferentes, relacionadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos: os leucócitos identificam, atacam e destroem os invasores do organismo, como bactérias.
As hemácias, chamadas ainda de eritrócitos, contêm hemoglobina, responsável pela coloração vermelha característica do sangue. São responsáveis pelas trocas gasosas, tendo a função de transportar o oxigênio dos pulmões.
Daniele Souza. Fragmento de “Jornadas do sangue”.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1381&sid=8>.
Questões
Questão 1 – O trecho “O sangue é constituído de plasma, células e fragmentos celulares.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 2 – Na passagem “O plasma carrega e realiza trocas de materiais necessários às células.”, a palavra sublinhada indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 3 – Segundo o texto, o sangue apresenta em maior quantidade:
( ) “plasma”.
( ) “células”.
( ) “fragmentos celulares”.
Questão 4 – Observe:
“Quando o sangramento começa, em um machucado, são exatamente as plaquetas que auxiliam a interrupção desse sangramento, pois participam do processo de coagulação.”
O vocábulo destacado tem o sentido equivalente a:
( ) “porque”.
( ) “por isso”.
( ) “mas também”.
Questão 5 – No segmento “Já os leucócitos são como guardas do seu organismo.”, o termo “como” foi usado para:
( ) exprimir uma causa.
( ) introduzir um exemplo.
( ) estabelecer uma comparação.
Questão 6 – De acordo com o texto, as plaquetas também são chamadas de:
( ) “glóbulos brancos”.
( ) “trombócitos”.
( ) “eritrócitos”.
Questão 7 – Em “São responsáveis pelas trocas gasosas, tendo a função de transportar o oxigênio dos pulmões.”, a autora do texto refere-se:
( ) às hemácias.
( ) às plaquetas.
( ) aos leucócitos.
Questão 8 – O texto sobre a composição do sangue tem o objetivo de:
( ) alertar.
( ) noticiar.
( ) explicar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.