Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quinto ano. O texto utilizado nesta interpretação é “Como se fosse dinheiro” da autora Ruth Rocha.
Esta atividade de português está disponível para download em Word (modelo que pode ser modificado), em PDF (pronto para imprimir) e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Como se fosse dinheiro – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Como se fosse dinheiro – 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Como se fosse dinheiro – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Como se fosse dinheiro
Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
– Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho troco.
Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
– Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
– Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
– Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
– Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa…[…]
Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:
– Na hora do recreio vocês vão ver…
E, na hora do recreio, todo mundo viu.
Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro… uma galinha.
Botou a galinha em cima do balcão.
– Que é isso, menino? – perguntou seu Lucas.
– É para pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro… O senhor pode me dar o troco, por favor?
Os meninos estavam esperando para ver o que seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando…
Aí, colocou umas moedas no balcão:
– Está aí seu troco, menino!
E pegou a galinha para acabar com a confusão.
No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço.
No recreio, todo mundo foi comprar lanche.
Na hora de pagar…
Teve gente que queria pagar com raquete de pingue pong, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geléia de jabuticaba…
E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
– Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro…
Ruth Rocha
QUESTÕES
1. Qual é o título do texto?
R.:
2. Em que local se ocorre à história?
R.:
3. Quantos e quais são os personagens da história?
R.:
4. Qual o principal conflito da história?
R.:
5. O que seu Lucas usava como dinheiro?
R.:
6. O que Catapimba resolveu usar como dinheiro?
R.:
7. Como seu Lucas reagiu quando Catapimba pagou sem usar dinheiro?
R.:
8. Como se resolveu essa situação?
R.:
9. Esta história possui um narrador, ele participa da história ou só faz a narração?
R.:
10. Já aconteceu com você, situação parecida com a da história? Conte o que aconteceu.
R.:
3 comentários
Parabén, bons textos, as atividades são maravilhosas,despertam o gosto pela leitura.
Obrigada!!!
Atividade muito fraca para estudantes do quinto ano, precisaria pedir para eles escrever outro texto através desse questionário baseado na escola tradicional, se continuar assim as crianças só vão aprender reproduzir…