Interpretação de texto: Como evitar acidentes com tubarões – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre como evitar ataques com tubarões. Vamos entender? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como evitar acidentes com tubarões?

    Presentes no litoral brasileiro, os tubarões fazem parte da vida marinha e ataques a humanos são considerados raros. Segundo pesquisadores, os animais estão presentes na costa, mas geralmente são vistos à distância e em águas mais profundas. Apesar disso, acidentes com eles podem acontecer.

  • O ideal é ficar sempre em grupo, já que os tubarões costumam atacar banhistas solitários.
  • Também é importante evitar nadar próximo à área com muitos peixes, por serem principal alimentação desses animais.
  • Os tubarões são mais ativos durante a manhã e no fim da tarde. Por isso, especialistas indicam evitar esses horários. Principalmente, se você estiver em águas profundas.
  • Se estiver com algum ferimento, nada de entrar na água.
  • Não usar joias brilhantes ao entrar na água. Isso pode chamar a atenção deles.

Thaís Pimenta. “Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
(Com adaptações).

 

QUESTÕES

Questão 1 – Releia:

“Segundo pesquisadores, os animais estão presentes na costa, mas geralmente são vistos à distância e em águas mais profundas.”

A que animais o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “O ideal é ficar sempre em grupo, já que os tubarões costumam atacar banhistas solitários.”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 3 – Segundo o texto, os especialistas indicam que os banhistas evitem a manhã e o fim da tarde. Por quê?

 

 

Questão 4 – Na parte “Principalmente, se você estiver em águas profundas.”, o vocábulo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “Inclusivamente”.

(     ) “Especialmente”.

(     ) “Especificamente”.

 

Questão 5 – Na frase “Se estiver com algum ferimento, nada de entrar na água.”, o trecho sublinhado expressa:

(     ) uma dúvida.

(     ) uma hipótese.

(     ) uma justificativa.

 

Questão 6 – Em “Não usar joias brilhantes ao entrar na água. Isso pode chamar a atenção deles.”, o termo grifado:

(     ) corrige uma informação.

(     ) retoma uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 7 – Identifique o segmento que revela a soma de fatos sobre os tubarões:

(     ) “[…] tubarões fazem parte da vida marinha e ataques a humanos são considerados raros.”

(     ) “Apesar disso, acidentes com eles podem acontecer.”

(     ) “[…] área com muitos peixes, por serem principal alimentação desses animais.”

 

Questão 8 – O texto foi construído com base:

(     ) em um estudo recente.

(     ) em uma consulta com especialistas.

(     ) em uma experiência pessoal da autora.

 

Questão 9 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:

(     ) criticar.

(     ) orientar.

(     ) entreter.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: