Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre como evitar ataques com tubarões. Vamos entender? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Como evitar acidentes com tubarões – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Como evitar acidentes com tubarões – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Como evitar acidentes com tubarões – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como evitar acidentes com tubarões?
Presentes no litoral brasileiro, os tubarões fazem parte da vida marinha e ataques a humanos são considerados raros. Segundo pesquisadores, os animais estão presentes na costa, mas geralmente são vistos à distância e em águas mais profundas. Apesar disso, acidentes com eles podem acontecer.
- O ideal é ficar sempre em grupo, já que os tubarões costumam atacar banhistas solitários.
- Também é importante evitar nadar próximo à área com muitos peixes, por serem principal alimentação desses animais.
- Os tubarões são mais ativos durante a manhã e no fim da tarde. Por isso, especialistas indicam evitar esses horários. Principalmente, se você estiver em águas profundas.
- Se estiver com algum ferimento, nada de entrar na água.
- Não usar joias brilhantes ao entrar na água. Isso pode chamar a atenção deles.
Thaís Pimenta. “Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
(Com adaptações).
QUESTÕES
Questão 1 – Releia:
“Segundo pesquisadores, os animais estão presentes na costa, mas geralmente são vistos à distância e em águas mais profundas.”
A que animais o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “O ideal é ficar sempre em grupo, já que os tubarões costumam atacar banhistas solitários.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 3 – Segundo o texto, os especialistas indicam que os banhistas evitem a manhã e o fim da tarde. Por quê?
Questão 4 – Na parte “Principalmente, se você estiver em águas profundas.”, o vocábulo destacado tem o mesmo sentido de:
( ) “Inclusivamente”.
( ) “Especialmente”.
( ) “Especificamente”.
Questão 5 – Na frase “Se estiver com algum ferimento, nada de entrar na água.”, o trecho sublinhado expressa:
( ) uma dúvida.
( ) uma hipótese.
( ) uma justificativa.
Questão 6 – Em “Não usar joias brilhantes ao entrar na água. Isso pode chamar a atenção deles.”, o termo grifado:
( ) corrige uma informação.
( ) retoma uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 7 – Identifique o segmento que revela a soma de fatos sobre os tubarões:
( ) “[…] tubarões fazem parte da vida marinha e ataques a humanos são considerados raros.”
( ) “Apesar disso, acidentes com eles podem acontecer.”
( ) “[…] área com muitos peixes, por serem principal alimentação desses animais.”
Questão 8 – O texto foi construído com base:
( ) em um estudo recente.
( ) em uma consulta com especialistas.
( ) em uma experiência pessoal da autora.
Questão 9 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:
( ) criticar.
( ) orientar.
( ) entreter.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.