Início Série5º ano Interpretação de texto: Cola de leite – 5º ano

Interpretação de texto: Cola de leite – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a cola de leite. Quer aprender a fazer? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP04, EF15LP07, EF15LP10, EF15CI04 e EF15LP11.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Cola de leite

    Faltou cola para o trabalho da escola, a papelaria já está fechada e a tarefa é para entregar amanhã de manhã? Não se desespere! Vamos tentar a cola de leite!

Você vai precisar de:

  • um filtro de papel;
  • um suporte para coar café;
  • uma jarra;
  • um copo de 250ml;
  • uma colher de sopa;
  • uma vasilha de plástico;
  • leite desnatado;
  • bicarbonato de sódio;
  • vinagre.

 Como fazer:

    Encha dois terços do copo com leite desnatado. Em seguida, complete o copo com vinagre. Misture os dois ingredientes com cuidado para não derramar e repare que uma substância mais grossa vai se formar dentro do copo. Coloque o suporte de coar café com o filtro em cima da jarra e coe. Pegue a massa branca que ficou dentro do filtro e coloque-a na vasilha. Aos poucos, vá adicionando bicarbonato de sódio (cerca de duas colheres de chá) à massa até obter a textura de cola. E aí? Essa tarefa da escola vai ou não vai sair?!

O que aconteceu?

    A mistura do leite com vinagre, uma substância ácida, resultou na modificação de uma proteína presente no leite chamada caseína. Essa proteína, misturada ao bicarbonato de sódio, se transforma em caseinato de sódio, uma substância que tem propriedades adesivas, ou seja, é capaz de colar.

 Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_259.pdf>.

 

Questões

Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?

(     ) contar uma história.

(     ) ensinar a fazer algo.

(     ) divulgar um produto.

 

Questão 2 – A seção “Você vai precisar de” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “Misture os dois ingredientes com cuidado para não derramar […]”, a que ingredientes o texto se refere?

 

 

Questão 4 – No trecho “Coloque o suporte de coar café com o filtro em cima da jarra e coe.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Segundo o texto, o que deve ser adicionado aos poucos, até que a massa obtenha a textura de cola?

(     ) vinagre.

(     ) leite desnatado.

(     ) bicarbonato de sódio.

 

Questão 6 – Na passagem “A mistura do leite com vinagre, uma substância ácida, resultou na modificação de uma proteína […]”, o texto:

(     ) dá uma explicação.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 7 – Identifique a substância que, de acordo com o texto, “tem propriedades adesivas, ou seja, é capaz de colar”:

(     ) a caseína.

(     ) o caseinato de sódio.

(     ) o bicarbonato de sódio.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário