Início Série6º ano Interpretação de texto: Cientistas descobrem um novo planeta-anão – 6º ano.

Interpretação de texto: Cientistas descobrem um novo planeta-anão – 6º ano.

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano, sobre a descoberta de um novo planeta-anão no Sistema Solar. De acordo com a notícia, esse novo planeta, chamado de “Goblin”, tem apenas 300 quilômetros de diâmetro! Ficou curioso (a) para saber mais a respeito do “Goblin”? Então, não deixe de ler atentamente o texto, repleto de curiosidades, e de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Cientistas encontram um novo planeta-anão no Sistema Solar

    Uma equipe de cientistas norte-americanos descobriu um planeta-anão localizado em um dos pontos mais distantes do Sistema Solar.

    Chamado de “Goblin” (“Duende”, em inglês), ele tem apenas 300 quilômetros de diâmetro. Plutão, um dos menores planetas do nosso sistema, tem 2.300 quilômetros de diâmetro, ou seja, é sete vezes maior do que o Duende.

    O novo planeta fica em um lugar considerado muito distante: ele está 2,3 mil vezes mais longe do Sol comparado à Terra.

    A descoberta foi feita em 13 de outubro de 2015 por um telescópio colocado sobre um vulcão no Havaí, o Mauna Kea, mas o anúncio só veio a público no último 1º de outubro.  

    O objetivo da missão, na verdade, era uma busca pelo “Planeta X” (X é o número “10” em romano, sendo uma referência à posição do astro em nosso Sistema Solar), um hipotético planeta que poderia ser maior do que Júpiter e que os cientistas acreditam existir nos confins do Sistema Solar. Em seu lugar, Duende foi achado.

    O descobrimento do pequeno planeta, por sua vez, pode revelar pistas sobre a existência de um outro gigante, conhecido como “Planeta Nove”, que teria dez vezes a massa da Terra.

    Isso porque Goblin mostra estar sob influência gravitacional de algum objeto muito grande não identificado. Essa influência é o que mantém o planeta em um determinado ponto no espaço – sem isso ele sairia voando por aí.

    O Duende levaria cerca de 40 mil anos para fazer uma volta em torno do Sol. Pesquisadores acreditam que a “lentidão” possa ser justificada pela sua proximidade a esse outro planeta, que é muito maior.

Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido é:

a) uma notícia sobre uma descoberta científica.

b) uma propaganda de uma descoberta científica.

c) uma entrevista sobre uma descoberta científica.

d) um artigo de opinião sobre uma descoberta científica.

 

Questão 2 – Identifique o objetivo de quem escreveu o texto:

a) emitir um alerta.

b) dar uma informação.

c) narrar uma história.

d) fazer uma recomendação.

 

Questão 3 – Na passagem “Chamado de “Goblin” (“Duende”, em inglês), ele tem apenas 300 quilômetros de diâmetro.”, o autor do texto:

a) avalia o “Globin”.

b) define o “Globin”.

c) anuncia o “Globin”.

d) caracteriza o “Globin”.

 

Questão 4 – Em “[…] tem 2.300 quilômetros de diâmetro […]”, a que planeta o texto se refere?

a) ao planeta “Goblin”.

b) ao planeta Plutão.

c) ao planeta Júpiter.

d) ao “Planeta Nove”.

 

Questão 5 – Na parte “[…] em um lugar considerado muito distante […]”, o termo “muito”:

a) explica o sentido de “distante”.

b) descreve o sentido de “distante”.

c) intensifica o sentido de “distante”.

d) complementa o sentido de “distante”.

 

Questão 6 – No trecho “A descoberta foi feita em 13 de outubro de 2015 … mas o anúncio só veio a público no último 1º de outubro.”, o vocábulo destacado poderia ser substituído por:

a) pois

b) como

c) porém

d) por isso

 

Questão 7 – O texto é encerrado com:

a) uma contestação feita pelos pesquisadores.

b) uma hipótese levantada pelos pesquisadores.

c) uma condição apresentada pelos pesquisadores.

d) uma conclusão a que chegaram os pesquisadores.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário