Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o ciclone Akará. Vamos nos informar a respeito desse fenômeno ocorrido no sul do Brasil? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
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- Word: Interpretação de texto: Ciclone Acará – 5º ano – Modelo editável
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- Gabarito: Interpretação de texto: Ciclone Acará – 5º ano – Com resposta
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Leia:
Ciclone Akará perde força e retorna a estágio de depressão tropical
Fenômeno no sul do Brasil chegou a ser considerado tempestade tropical
O ciclone Akará, que atua no litoral sul do Brasil desde o fim da última semana, perdeu força nessa terça-feira (20) e passou a ser classificado como depressão tropical, segundo boletim meteorológico das 21h da Marinha. O fenômeno foi detectado na sexta-feira (16) e evoluiu para a categoria de tempestade tropical, na segunda-feira (19).
Como sua ocorrência se restringiu ao alto-mar, não causou impactos no continente. Ciclones são sistemas de área de baixa pressão atmosférica em seu centro, com circulação fechada, em que os ventos sopram para o seu interior.
Eles podem ser classificados em diversas categorias, em que a mais leve é a perturbação tropical, e a mais intensa o furacão. A depressão tropical é a segunda categoria, caracterizada por ventos de até 60 quilômetros por hora (km/h), enquanto a tempestade tropical pode causar ventos de até 116 km/h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Tempestades tropicais podem evoluir para furacões, que têm ventos com intensidade maior, como foi o caso do Catarina, que atingiu o Sul do país em 2004.
De acordo com a Marinha, tempestades tropicais são raras no litoral brasileiro. O Akará foi apenas o terceiro registro do fenômeno no Brasil. Antes dele, foram observados o Catarina (que antes de se tornar furacão foi tempestade tropical), em 2004, e o Iba, em 2019.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-02/ciclone-akara-perde-forca-e-retorna-estagio-de-depressao-tropical>. Publicado em: 21 de fevereiro de 2024.
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um resumo.
( ) uma notícia.
( ) um artigo de divulgação científica.
Questão 2 – Em “Fenômeno no sul do Brasil chegou a ser considerado tempestade tropical […]”, a que fenômeno o texto se refere?
Questão 3 – Segundo o texto, o Araká “perdeu força na terça-feira”, levando-o à classificação de:
( ) “depressão tropical”.
( ) “tempestade tropical”.
( ) “perturbação tropical”.
Questão 4 – O fragmento “O fenômeno foi detectado na sexta-feira (16) […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Sublinhe a seguir o vocábulo que introduz a causa de um fato:
“Como sua ocorrência se restringiu ao alto-mar, não causou impactos no continente.”
Questão 6 – Releia:
“Ciclones são sistemas de área de baixa pressão atmosférica em seu centro, com circulação fechada, em que os ventos sopram para o seu interior.”
Nessa passagem, o texto:
( ) dá uma explicação.
( ) levanta uma hipótese.
( ) expressa uma opinião.
Questão 7 – Na parte “Eles podem ser classificados em diversas categorias […]”, há um termo que retoma os ciclones. Localize esse termo:
Questão 8 – Identifique o trecho que caracteriza os ventos dos furacões:
( ) “[…] ventos de até 60 quilômetros por hora (km/h) […]”
( ) “[…] ventos de até 116 km/h […]”
( ) “[…] ventos com intensidade maior […]”
Questão 9 – Qual ciclone, de acordo com o texto, se transformou em um furacão?
( ) o Iba.
( ) o Akará.
( ) o Catarina.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.