Início Série5º ano Interpretação de texto: Chuva particular – 5º ano

Interpretação de texto: Chuva particular – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma chuva particular. Quer ter o poder de fazer chover? Isso pode ser resolvido com um experimento simples, que fabrica chuva artificial. Vamos entender esse experimento tão curioso? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Chuva particular

    Quer ter o poder de fazer chover? Isso pode ser resolvido com um experimento simples, que fabrica chuva artificial. É a sua própria garoa dentro de um pote!

    Você vai precisar de:

  • pote ou copo alto de vidro transparente;
  • água quente (e um adulto para ajudar!);
  • prato de sobremesa;
  • cubo de gelo.

 

    Mãos à obra

    Com a ajuda de seu adulto auxiliar, encha o pote com água quente até a metade. Cubra o recipiente com o prato. Para acelerar a produção da sua chuva, coloque os cubos de gelo sobre o prato e aguarde. Repare que pequenas gotas de água logo aparecem dentro do pote e começam a cair. Você acabou de criar chuva artificial!

 

    Como isso aconteceu?

    Em contato com a superfície fria do prato, o vapor liberado pela água quente se condensa, isto é, passa do estado gasoso ao líquido, formando as gotículas de chuva. O mesmo acontece todas as vezes que chove. Quando faz calor, a água dos rios, lagos, oceanos e até de poças de água evapora e sobe, formando as nuvens. Quando essas nuvens encontram uma massa de ar mais frio, o vapor se condensa e cai em forma de chuva!

    Bom poder ter o controle sobre a sua própria chuva de mentirinha, né? […]

 

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 254.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_254.pdf>.

 

Questões 

Questão 1 – Qual a intenção do texto acima?

(     ) dar uma notícia.

(     ) contar uma história.

(     ) ensinar a fazer algo.

 

Questão 2 – Em “Isso pode ser resolvido com um experimento simples […]”, o termo destacado se refere a quê?

 

 

Questão 3 – Pede-se a ajuda do adulto no experimento, por causa:

(     ) da água quente.

(     ) do cubo de gelo.

(     ) do copo alto de vidro.

 

Questão 4 – Na passagem “Repare que pequenas gotas de água logo aparecem dentro do pote e começam a cair.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Releia:

 “Em contato com a superfície fria do prato, o vapor liberado pela água quente se condensa, isto é, passa do estado gasoso ao líquido, formando as gotículas de chuva.”

 A expressão sublinhada:

(     ) exprime uma correção.

(     ) anuncia uma explicação.

(     ) introduz uma exemplificação.

 

Questão 6 – Em “Quando essas nuvens encontram uma massa de ar mais frio, o vapor se condensa e cai em forma de chuva!”, a palavra “e” assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – Assinale o fragmento que se dirige diretamente ao leitor, expressando uma opinião:

(     ) “É a sua própria garoa dentro de um pote!”

(     ) “Você acabou de criar chuva artificial!”

(     ) “Bom poder ter o controle sobre a sua própria chuva de mentirinha, né?”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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