Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o lugar mais chuvoso do Brasil. Você sabe qual é? Descubra, lendo o texto Chove sem parar! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Chove sem parar – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Chove sem parar – 8º ano – Modelo editável
- Gabarito: Interpretação de texto: Chove sem parar – 8º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Chove sem parar
O município de Calçoene, no Amapá, foi identificado como o local mais chuvoso do Brasil, com precipitação média anual de 4.165mm. Isso significa, por exemplo, que entre janeiro e julho – estação chuvosa da região – cada mês tem cerca de 25 dias de chuva. A constatação foi possível graças ao cruzamento de dados reunidos pela rede de estações pluviométricas, gerenciada pela Agência Nacional de Águas (ANA).
Daniel Pereira Guimarães, engenheiro florestal da Embrapa Milho e Sorgo, analisou as séries históricas de precipitação em diferentes pontos do país. “Uma série histórica concentra 30 anos de coleta de dados. Esse tempo é o mínimo considerado confiável para análises estatísticas”, explica o pesquisador. Segundo ele, Calçoene só alcançou esse patamar há pouco tempo, o que pode ser uma das explicações pelas quais o município não aparecia, em análises anteriores, como um dos locais mais chuvosos do país. “Além disso, os dados agora estão mais consistentes, pois vêm sendo revisados. Isso é necessário porque são números relativos a milhares de estações, anotados em campos por pesquisadores e, depois, computadorizados. Nesse processo alguns números podem ser confundidos, uma letra pode não ser bem compreendida. Esses são erros comuns, mas que estão sendo reparados.”
O recorde de chuvas anterior pertencia à região de Ubatuba, na serra do Mar paulista, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, com precipitação média anual de 3.600mm. Em Calçoene, o volume de chuvas equivale a três vezes o verificado na cidade de São Paulo.
Revista “Ciência Hoje”, abril de 2007, p.51. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Em “Chove sem parar”, o texto refere-se à cidade de:
( ) Calçoene.
( ) Paranapiacaba.
( ) Itapanhaú.
Questão 2 – Na parte “[…] cada mês tem cerca de 25 dias de chuva.”, o autor do texto exprime:
( ) uma quantidade exata de dias chuvosos em cada mês.
( ) uma quantidade hipotética de dias chuvosos em cada mês.
( ) uma quantidade aproximada de dias chuvosos em cada mês.
Questão 3 – Grife a seguir a expressão que introduz um motivo:
“A constatação foi possível graças ao cruzamento de dados reunidos pela rede de estações […]”
Questão 4 – Na oração “Esse tempo é o mínimo considerado confiável para análises estatísticas […]”, o pronome demonstrativo:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 5 – No segmento “Além disso, os dados agora estão mais consistentes […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “confiáveis”.
( ) “consolidados”.
( ) “compreensíveis”.
Questão 6 – As aspas foram usadas no texto para:
( ) destacar as falas alheias.
( ) assinalar as opiniões do autor.
( ) marcar os trechos mais importantes.
Questão 7 – O trecho “Isso é necessário porque são números relativos a milhares de estações, anotados em campos por pesquisadores […]” explica a necessidade:
( ) da coleta dos dados.
( ) da análise dos dados.
( ) da revisão dos dados.
Questão 8 – No período “Esses são erros comuns, mas que estão sendo reparados.”, a conjunção “mas” expressa:
( ) um fato que ressalva o anterior.
( ) um fato que compensa o anterior.
( ) um fato que se contrasta com o anterior.
Questão 9 – Na parte “Em Calçoene, o volume de chuvas […]”, a locução grifada tem função:
( ) adjetiva.
( ) adverbial.
( ) substantiva.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
4 comentários
Amei as atividades! São bem elaboradas. Parabéns.
Olá, Cleide Maria!
Amamos saber disso!
Muito obrigada por registrar a sua avaliação tão positiva!
Volte sempre!
Denyse
Como nosso país seria diferente se tivéssemos muitas pessoas como vc.
Oi, Fátima Eliane!
Seu comentário nos motiva demasiadamente! Sem palavras!
Muito obrigada pela presença!
Volte sempre!
Denyse