Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o chiclete. Você conhece a origem do chiclete? Segundo a autora do texto, Muito antes que virasse ícone da cultura jovem, o chiclete já tinha equivalentes primitivos para satisfazer o desejo instintivo de mastigar – fosse para tapear a fome ou limpar os dentes. Pois é, pessoal, o chiclete existe há muitos e muitos anos! Vamos conhecer a sua história? Então, leia o texto Você sabe como surgiu o chiclete? Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Chiclete – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Chiclete – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Chiclete – 7º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Você sabe como surgiu o chiclete?
O costume eternamente “adolescente” tem milhares de anos. E merece respeito
Muito antes que virasse ícone da cultura jovem, o chiclete já tinha equivalentes primitivos para satisfazer o desejo instintivo de mastigar – fosse para tapear a fome ou limpar os dentes. Algo vagamente parecido com a ideia que temos de chiclete existia no Neolítico – e acabou descoberto na Finlândia em 2007. A goma era feita de alcatrão de casca de bétula, e o resultado era multiuso: servia como antisséptico, para tratar infecção na gengiva, e como cola para consertar panela.
Os próximos foram os maias e astecas. Eles usavam o chicle, uma goma de árvore, para fazer uma substância colante – além de mastigá-lo para refrescar o hálito. E os gregos antigos tinham a goma mástique, feita da resina de aroeira, que também possuía propriedades antissépticas.
Dando um salto até o século 19, os colonos da Nova Inglaterra conheceram o produto com os índios, que mastigavam resinas feitas de seivas de árvore. Gostaram tanto que transformaram o material em um novo negócio. Em 1848, o primeiro chiclete americano foi vendido como The State of Maine Pure Spruce Gum. A goma tinha uma base de resina de abeto, cera de abelha e aromatizantes. Mas, em 1850, uma goma de cera de parafina acabou ficando mais popular. Para adoçar essas resinas, o mastigador recorria a um prato com açúcar em pó – a goma era mergulhada ali para renovar a doçura.
Já o primeiro chiclete com sabor surgiu em 1860, quando o farmacêutico americano John Colgan misturou açúcar em pó com um aromatizante de extrato de árvore. Inicialmente com formato de gravetos de mascar, o produto ganharia o corte automático. Naquele mesmo ano, um chiclete como o conhecemos hoje foi entregue pelo então presidente do México ao seu secretário, o americano Thomas Adams. Esse empreendedor decidiu cortar o produto natural em tiras e aromatizá-lo. Era o detalhe que faltava para o sucesso mundial.
Adams foi o fundador, em 1900, de uma das primeiras empresas a produzir e vender chicletes, a American Chicle Company. Seu produto não demorou a dominar o mercado e é comercializado até hoje: o Chiclets.
Alana Sousa. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>.
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto tem a intenção de:
( ) contar a origem do chiclete.
( ) divulgar uma empresa que produz chiclete.
( ) explicar o processo de fabricação do chiclete.
Questão 2 – “O costume eternamente ‘adolescente’ tem milhares de anos. E merece respeito”. No trecho destacado, a autora do texto:
( ) explica o fato anterior.
( ) complementa o fato anterior.
( ) expõe uma opinião sobre o fato anterior.
Questão 3 – Em “[…] servia como antisséptico, para tratar infecção na gengiva, e como cola para consertar panela.”, a autora apresenta as finalidades:
( ) da “goma feita de alcatrão de casca de bétula”.
( ) da “goma mástique, feita da resina de aroeira”.
( ) da “goma de resina de abeto, cera de abelha e aromatizantes”.
Questão 4 – Na passagem “Eles usavam o chicle, uma goma de árvore, para fazer uma substância colante […]”, o termo grifado exprime:
( ) uma ação contínua dos índios no passado.
( ) uma ação contínua dos gregos antigos no passado.
( ) uma ação contínua dos astecas e maias no passado.
Questão 5 – De acordo com o texto, o chiclete tal qual conhecemos hoje surgiu:
( ) em 1848.
( ) em 1860.
( ) em 1900.
Questão 6 – No período “Esse empreendedor decidiu cortar o produto natural em tiras e aromatizá-lo.”, a parte sublinhada retoma:
( ) “o farmacêutico americano John Colgan”.
( ) “o então presidente do México”.
( ) “o americano Thomas Adams”.
Questão 7 – No segmento “Seu produto não demorou a dominar o mercado e é comercializado até hoje […]”, a que produto o texto se refere?
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.