Início Série7º ano Interpretação de texto: Chiclete – 7º ano

Interpretação de texto: Chiclete – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o chiclete. Você conhece a origem do chiclete? Segundo a autora do texto, Muito antes que virasse ícone da cultura jovem, o chiclete já tinha equivalentes primitivos para satisfazer o desejo instintivo de mastigar – fosse para tapear a fome ou limpar os dentes. Pois é, pessoal, o chiclete existe há muitos e muitos anos! Vamos conhecer a sua história? Então, leia o texto Você sabe como surgiu o chiclete? Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Você sabe como surgiu o chiclete?

O costume eternamente “adolescente” tem milhares de anos. E merece respeito

    Muito antes que virasse ícone da cultura jovem, o chiclete já tinha equivalentes primitivos para satisfazer o desejo instintivo de mastigar – fosse para tapear a fome ou limpar os dentes. Algo vagamente parecido com a ideia que temos de chiclete existia no Neolítico – e acabou descoberto na Finlândia em 2007. A goma era feita de alcatrão de casca de bétula, e o resultado era multiuso: servia como antisséptico, para tratar infecção na gengiva, e como cola para consertar panela.

    Os próximos foram os maias e astecas. Eles usavam o chicle, uma goma de árvore, para fazer uma substância colante – além de mastigá-lo para refrescar o hálito. E os gregos antigos tinham a goma mástique, feita da resina de aroeira, que também possuía propriedades antissépticas. 

    Dando um salto até o século 19, os colonos da Nova Inglaterra conheceram o produto com os índios, que mastigavam resinas feitas de seivas de árvore. Gostaram tanto que transformaram o material em um novo negócio. Em 1848, o primeiro chiclete americano foi vendido como The State of Maine Pure Spruce Gum. A goma tinha uma base de resina de abeto, cera de abelha e aromatizantes. Mas, em 1850, uma goma de cera de parafina acabou ficando mais popular. Para adoçar essas resinas, o mastigador recorria a um prato com açúcar em pó – a goma era mergulhada ali para renovar a doçura.

    Já o primeiro chiclete com sabor surgiu em 1860, quando o farmacêutico americano John Colgan misturou açúcar em pó com um aromatizante de extrato de árvore. Inicialmente com formato de gravetos de mascar, o produto ganharia o corte automático. Naquele mesmo ano, um chiclete como o conhecemos hoje foi entregue pelo então presidente do México ao seu secretário, o americano Thomas Adams. Esse empreendedor decidiu cortar o produto natural em tiras e aromatizá-lo. Era o detalhe que faltava para o sucesso mundial.

    Adams foi o fundador, em 1900, de uma das primeiras empresas a produzir e vender chicletes, a American Chicle Company. Seu produto não demorou a dominar o mercado e é comercializado até hoje: o Chiclets.

Alana Sousa. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto tem a intenção de:

(     ) contar a origem do chiclete.

(     ) divulgar uma empresa que produz chiclete.

(     ) explicar o processo de fabricação do chiclete.

 

Questão 2 “O costume eternamente ‘adolescente’ tem milhares de anos. E merece respeito”. No trecho destacado, a autora do texto:

(     ) explica o fato anterior.

(     ) complementa o fato anterior.

(     ) expõe uma opinião sobre o fato anterior.

 

Questão 3 Em “[…] servia como antisséptico, para tratar infecção na gengiva, e como cola para consertar panela.”, a autora apresenta as finalidades:

(     ) da “goma feita de alcatrão de casca de bétula”.

(     ) da “goma mástique, feita da resina de aroeira”.

(     ) da “goma de resina de abeto, cera de abelha e aromatizantes”.

 

Questão 4 – Na passagem “Eles usavam o chicle, uma goma de árvore, para fazer uma substância colante […]”, o termo grifado exprime:

(     ) uma ação contínua dos índios no passado.

(     ) uma ação contínua dos gregos antigos no passado.

(     ) uma ação contínua dos astecas e maias no passado.

 

Questão 5 De acordo com o texto, o chiclete tal qual conhecemos hoje surgiu:

(     ) em 1848.

(     ) em 1860.

(     ) em 1900.

 

Questão 6 No período “Esse empreendedor decidiu cortar o produto natural em tiras e aromatizá-lo.”, a parte sublinhada retoma:

(     ) “o farmacêutico americano John Colgan”.

(     ) “o então presidente do México”.

(     ) “o americano Thomas Adams”.

 

Questão 7 – No segmento “Seu produto não demorou a dominar o mercado e é comercializado até hoje […]”, a que produto o texto se refere?

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário