Interpretação de texto: Cerrado – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Cerrado. Ele é o segundo maior bioma da América do Sul, atrás apenas da Amazônia! Que tal conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Cerrado

    O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, atrás apenas da Amazônia! Ele já chegou a ocupar uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. Abrange os estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e partes do Amapá, Amazonas e Roraima.

    Ele é considerado a ‘caixa d’água do Brasil’: nele estão as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazonas/Tocantins, São Francisco e Prata).

    Tanta água assim só pode significar muita vida. E é isso mesmo que se vê no Cerrado: ele é considerado a savana mais rica do mundo, com 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. A fauna também é muito variada: são cerca de 199 espécies de mamíferos, 837 de aves, 1200 de peixes, 180 de répteis e 150 de anfíbios. Além disso, de acordo com estimativas recentes, ele abriga 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

    As paisagens de Cerrado vão desde o cerradão (com árvores altas), passando pelo cerrado mais comum no Brasil Central (com árvores baixas e esparsas), até o campo cerrado (com poucas árvores).

    É um bioma típico de regiões tropicais e apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Durante a seca, por sinal, fauna e flora sofrem muito com as queimadas, que se alastram rapidamente e causam grande devastação.

    Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Boa parte de seu território foi ocupado por campos para a criação de gado de corte e o plantio de grãos para exportação (como a soja). A vegetação original vem sendo derrubada para a produção de carvão. Os animais também estão em risco: pelo menos 137 espécies podem ser extintas.

    Apesar de ser um bioma tão importante e tão ameaçado, o Cerrado apresenta apenas 8,21% de seu território protegido por unidades de conservação.

    11 de setembro é o Dia do Cerrado. É dia de celebrar a riqueza de um dos nossos principais biomas. De repensar hábitos de consumo que esgotam a natureza. E de exigir e cobrar medidas de proteção das autoridades competentes.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ele já chegou a ocupar uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.”, o texto refere-se:

 

 

Questão 2 – Segundo o texto, o Cerrado “é considerado a ‘caixa d’água do Brasil’”. Por quê?

 

 

 Questão 3 – De acordo com o texto, a paisagem “campo cerrado” apresenta:

(     ) “árvores altas”.

(     ) “poucas árvores”.

(     ) “árvores baixas e esparsas”.

 

Questão 4 – No segmento “[…] que se alastram rapidamente e causam grande devastação.”, o autor do texto refere-se:

 

 

Questão 5 – Sublinhe o termo que introduz a finalidade da derrubada da vegetação original:

“A vegetação original vem sendo derrubada para a produção de carvão.”

 

Questão 6 – Releia o fragmento abaixo:

Apesar de ser um bioma tão importante e tão ameaçado, o Cerrado apresenta apenas 8,21% de seu território protegido por unidades de conservação.”

Nesse fragmento, o fato destacado:

(     ) conclui o outro.

(     ) justifica o outro.

(     ) contrasta-se com o outro.

 

Questão 7 – No trecho “De repensar hábitos de consumo que esgotam a natureza. E de exigir e cobrar medidas de proteção das autoridades competentes.”, o autor:

(     ) dá uma ordem.

(     ) faz uma crítica.

(     ) quer conscientizar.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: