Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Cerrado. Ele é o segundo maior bioma da América do Sul, atrás apenas da Amazônia! Que tal conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Cerrado – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Cerrado – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Cerrado – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Cerrado
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, atrás apenas da Amazônia! Ele já chegou a ocupar uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. Abrange os estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e partes do Amapá, Amazonas e Roraima.
Ele é considerado a ‘caixa d’água do Brasil’: nele estão as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazonas/Tocantins, São Francisco e Prata).
Tanta água assim só pode significar muita vida. E é isso mesmo que se vê no Cerrado: ele é considerado a savana mais rica do mundo, com 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. A fauna também é muito variada: são cerca de 199 espécies de mamíferos, 837 de aves, 1200 de peixes, 180 de répteis e 150 de anfíbios. Além disso, de acordo com estimativas recentes, ele abriga 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.
As paisagens de Cerrado vão desde o cerradão (com árvores altas), passando pelo cerrado mais comum no Brasil Central (com árvores baixas e esparsas), até o campo cerrado (com poucas árvores).
É um bioma típico de regiões tropicais e apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Durante a seca, por sinal, fauna e flora sofrem muito com as queimadas, que se alastram rapidamente e causam grande devastação.
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Boa parte de seu território foi ocupado por campos para a criação de gado de corte e o plantio de grãos para exportação (como a soja). A vegetação original vem sendo derrubada para a produção de carvão. Os animais também estão em risco: pelo menos 137 espécies podem ser extintas.
Apesar de ser um bioma tão importante e tão ameaçado, o Cerrado apresenta apenas 8,21% de seu território protegido por unidades de conservação.
11 de setembro é o Dia do Cerrado. É dia de celebrar a riqueza de um dos nossos principais biomas. De repensar hábitos de consumo que esgotam a natureza. E de exigir e cobrar medidas de proteção das autoridades competentes.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Na passagem “Ele já chegou a ocupar uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.”, o texto refere-se:
Questão 2 – Segundo o texto, o Cerrado “é considerado a ‘caixa d’água do Brasil’”. Por quê?
Questão 3 – De acordo com o texto, a paisagem “campo cerrado” apresenta:
( ) “árvores altas”.
( ) “poucas árvores”.
( ) “árvores baixas e esparsas”.
Questão 4 – No segmento “[…] que se alastram rapidamente e causam grande devastação.”, o autor do texto refere-se:
Questão 5 – Sublinhe o termo que introduz a finalidade da derrubada da vegetação original:
“A vegetação original vem sendo derrubada para a produção de carvão.”
Questão 6 – Releia o fragmento abaixo:
“Apesar de ser um bioma tão importante e tão ameaçado, o Cerrado apresenta apenas 8,21% de seu território protegido por unidades de conservação.”
Nesse fragmento, o fato destacado:
( ) conclui o outro.
( ) justifica o outro.
( ) contrasta-se com o outro.
Questão 7 – No trecho “De repensar hábitos de consumo que esgotam a natureza. E de exigir e cobrar medidas de proteção das autoridades competentes.”, o autor:
( ) dá uma ordem.
( ) faz uma crítica.
( ) quer conscientizar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.