Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do terceiro ano do ensino fundamental. O texto utilizado nesta interpretação é “Cebolinha”.
Você pode fazer o download desta atividade de português em formato Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Cebolinha – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Cebolinha – 3º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Cebolinha – 3º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
CEBOLINHA
ORIGINÁRIA DO ORIENTE, É UMA PLANTA USADA PRINCIPALMENTE NA CULINÁRIA. É ROBUSTA E SUAS FOLHAS SÃO CILÍNDRICAS, OCAS, DE VERDE INTENSO.
O BROTAMENTO SE DÁ NO INÍCIO DA PRIMAVERA. SUAS FLORES SÃO AZUIS SERVEM DE FORRAGEM PARA ABELHAS MELÍFERAS.
A CEBOLINHA GOSTA MUITO DE SOL, DE SOLO RICO E MUITA ÁGUA. CRESCE RAPIDAMENTE, FORMANDO TOUCEIRAS.
É USADA PRINCIPALMENTE EM PEIXES, MAS TAMBÉM DÁ UM TOQUE ESPECIAL EM OMELETES, SOPAS, QUEIJOS E SALADAS.
GAZETA DO POVO. VIVER BEM. ERVAS AROMÁTICAS, UM TOQUE ESPECIAL. CURITIBA, N. 663, 30 JUN. 1996. P. 12
QUESTÕES
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUAL É O TEMA?
3) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
4) QUAL O LOCAL DE ORIGEM DA CEBOLINHA?
5) DESCREVA AS CARACTERÍSTICAS DA CEBOLINHA.
6) DO QUE A CEBOLINHA PRECISA PARA CRESCER RAPIDAMENTE?
7) SEGUNDO O TEXTO QUAIS OS PRINCIPAIS USOS DA CEBOLINHA?
Por ACESSABER
1 comentário
A procura de um site que dispusesse de textos para treinar leitura e interpretação de texto, depois de muitas pesquisas, encontrei esse que muito me interessou. Gostei muito, pois os textos são variados; assim, os alunos terão noção de diversos gêneros textuais. Parabéns a toda equipe