Início Série6º ano Interpretação de texto: Cascudo – 6º ano

Interpretação de texto: Cascudo – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o cascudo. Ele é forte. Seu corpo é coberto por placas ósseas. Gosta de viver em meio às correntezas de riachos localizados em áreas de serra da Mata Atlântica. E você sabia que esse peixe tem o hábito de “pastar debaixo d’água”? Como assim? Vamos saber mais a respeito do cascudo? Então, leia com atenção o texto “Ele pasta debaixo d’água”! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                        DATA:

PROF:                                                                             TURMA:

NOME:

Leia:

Ele pasta debaixo d’água

    Ele é forte. Seu corpo é coberto por placas ósseas. Gosta de viver em meio às correntezas de riachos localizados em áreas de serra da Mata Atlântica. Boa parte do tempo, ele passa pastando no fundo desses riachos. Opa! Opa! Opa! Estava indo tudo muito bem, mas essa história de pastar debaixo d’água…

    Pois é, caro leitor, por mais estranho que pareça, estamos falando de um peixe que tem o hábito de pastar. Explicando melhor, ele usa sua boca grande, larga e cheia de dentes mudos para raspar as algas que crescem no fundo desses cursos d’água. Nesse movimento, consegue capturar também alguns insetos aquáticos, outro item da sua alimentação.

    Assim é a vida do cascudo Pareiorhaphis garbei, espécie rara e ameaçada!

    Machos e fêmeas dessa espécie são bem diferentes. O macho tem longos espinhos na lateral da cabeça e no início das nadadeiras peitorais, que não são encontrados nas fêmeas. Em relação à reprodução, os pesquisadores sabem tão pouco sobre essa espécie que sequer descobriram a época do ano em que as fêmeas desovam.

    No rio Macaé, um dos poucos lugares onde é encontrado, esse cascudo enfrenta grande ameaça à sua sobrevivência: a companhia das trutas-arco-íris. Esses peixes exóticos – ou seja, que originalmente não pertencem à nossa fauna – são predadores vorazes e, por isso, representam perigo ao cascudo.

Jean Carlos Miranda, Sérgio Maria Queiroz Lima e Henrique Lazzarotto. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 249. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Aponte a finalidade do texto:

(     ) contar uma história sobre o cascudo.

(     ) apresentar explicações sobre o cascudo.

(     ) anunciar uma descoberta sobre o cascudo.

 

Questão 2 – Os autores do texto descrevem o cascudo no segmento:

(     ) “Seu corpo é coberto por placas ósseas.”

(     ) “Gosta de viver em meio às correntezas de riachos […]”

(     ) “[…] consegue capturar também alguns insetos aquáticos […]”

 

Questão 3 – Na passagem “Opa! Opa! Opa! Estava indo tudo muito bem, mas essa história de pastar debaixo d’água…”, a interjeição “Opa!” exprime:

(     ) animação com o fato de o cascudo “pastar debaixo d’água”.

(     ) incredulidade com o fato de o cascudo “pastar debaixo d’água”.

(     ) desapontamento com o fato de o cascudo “pastar debaixo d’água”. 

 

Questão 4 – Releia este fragmento do texto:

“Explicando melhor, ele usa sua boca grande, larga e cheia de dentes mudos para raspar as algas que crescem no fundo desses cursos d’água.”

No fragmento acima, o termo “para” introduz:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma conclusão.

 

Questão 5 – Leia o que afirma sobre o cascudo:

I. O cascudo é encontrado exclusivamente no rio Macaé.

II. As fêmeas do cascudo não possuem nadadeiras peitorais.

III. Algas e alguns insetos aquáticos fazem parte da alimentação do cascudo.

Está correto o que se afirma em:

(     ) I.

(     ) III.

(     ) II e III.

 

Questão 6 – Em “Assim é a vida do cascudo Pareiorhaphis garbei, espécie rara e ameaçada!”, os autores usaram o itálico para destacar:

(     ) uma expressão pouco conhecida.

(     ) uma expressão de origem estrangeira.

(     ) uma expressão escrita incorretamente.

 

Questão 7 – Segundo o texto, as trutas-arco-íris ameaçam a vida do cascudo porque:

(     ) “os pesquisadores sabem tão pouco sobre essa espécie”.

(     ) “originalmente não pertencem à nossa fauna”.

(     ) “são predadores vorazes”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário