Atividade de interpretação de texto, voltada aos estudantes do quinto ou sexto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto “Carta aos pais”.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Carta aos pais – 5º ou 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Carta aos pais – 5º ou 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Carta aos pais – 5º ou 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Carta aos Pais
Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai,quando este retorna do trabalho:
– Papai! Quanto o Senhor ganha por hora?
O pai, num gesto severo, responde:
– Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.
Mas, o filho insiste:
– Mas, papai, por favor … diga quanto o Senhor ganha por hora …
A reação do pai foi menos severa, e respondeu: – R$3,00 por hora.
– Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?
O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
– Então, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!
Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:
– Filho … está dormindo? – Não, papai. Respondeu o sonolento garoto.
– Olha, aqui está o dinheiro que me pediu.
– Muito obrigado, papai! … – disse o filho, levantando-se e retirando R$2,00 de uma caixinha que estava sob a cama – Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?
Autor desconhecido
Questões
1) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, observando o sentido das palavras no contexto:
1. tímida ( )grosseria
2. severo ( ) fúria
3. amole ( ) rigoroso
4. ira ( ) que está meio acordado
5. brutalidade ( ) chateie
6. sonolento ( ) acanhada
2) Observe a seguinte passagem do texto:” Um menino, com voz tímida e olhar de admiração…”. As palavras destacadas na frase acima indicam:
a) que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai estava com medo de fazer a pergunta.
b) que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai sentia-se acanhado em fazer a pergunta.
c) que o menino era tímido e estava admirado pela atitude do pai.
d) que o menino estava tímido por causa da atitude do pai, porém tinha muita admiração por ele.
3) Porque o garoto insistia em saber quanto o pai ganhava por hora?
a) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00.
b) porque ele precisava pedir emprestado R$ 3,00.
c) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar um presente para o pai.
d) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar uma hora do tempo do pai.
4) Explique qual é a função do travessão no trecho a seguir: “- Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?”
R:
5) Com as palavras abaixo, elabore 2 frases interrogativas, 2 frases exclamativas e 2 frases declarativas afirmativas:
a) trabalho
b) hora
c) dormir
d) cansado
e) quarto
f) tempo
6) Observe os adjetivos abaixo, após encontre o substantivo correspondente a cada um deles, no texto:
a) tímida
b) severo
c) severa
d) culpado
e) doída
f) baixa
g) sonolento
7) Analise o final do texto: “Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?”. Como você acha que o pai reagiu diante dessa situação?
R:
8) Dê continuidade ao texto. O pai deverá responder a pergunta feita pelo filho no último parágrafo. Conte como o relacionamento de ambos ficou depois dessa atitude do menino. Inclua as ações da imagem abaixo em sua história. Bom trabalho!
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras