Início Série5º ano Interpretação de texto: Carmen – a grande pequena notável – 5º ano

Interpretação de texto: Carmen – a grande pequena notável – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de Carmen: a grande pequena notável. Vamos saber mais a respeito desse livro? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Carmen: a grande pequena notável”

A trajetória de uma das maiores representantes da identidade brasileira de forma leve e instrutiva para jovens leitores

    Carmen Miranda foi a brasileira mais famosa do mundo em seu tempo. Conquistou os quatro cantos do planeta cantando e dançando. Virou um dos maiores símbolos do nosso país. Até hoje, poucas pessoas são tão imitadas quanto ela. E essa história começou há mais de 100 anos!

    Ao recontar a trajetória de Carmen, as autoras traçam também um panorama vivo do Rio de Janeiro do início do século 20. E convidam leitores de todas as idades a conhecerem um pouco mais sobre a artista que ajudou a destacar no exterior as cores e a musicalidade brasileiras.

    Com um projeto gráfico inspirado nas revistas ilustradas das décadas de 1930 e 1940, texto e imagem se mesclam a letras de música, enriquecendo a experiência da leitura e tornando esse livro um ótimo presente.

Autoras do livro: Heloisa Seixas e Julia Romeu.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – “Carmen: a grande pequena notável” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) uma peça de teatro.

 

Questão 2 – Em “A trajetória de uma das maiores representantes da identidade brasileira […]”, a quem o texto se refere?

 

 

Questão 3 – O segmento “Conquistou os quatro cantos do planeta cantando e dançando.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 4 – No trecho “Até hoje, poucas pessoas são tão imitadas quanto ela.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “E essa história começou há mais de 100 anos!”, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 6 – Observe:

 “[…] convidam leitores de todas as idades a conhecerem um pouco mais sobre a artista que ajudou a destacar no exterior as cores e a musicalidade brasileiras.”

 O vocábulo destacado expressa a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] texto e imagem se mesclam a letras de música […]”, o verbo tem o mesmo sentido de:

(     ) “se misturam”.

(     ) “se contrastam”.

(     ) “se complementam”.

 

Questão 8 – Releia:

“[…] enriquecendo a experiência da leitura e tornando esse livro um ótimo presente.”

Nessa passagem, o texto:

(     ) noticia.

(     ) orienta.

(     ) recomenda.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário