Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de Carmen: a grande pequena notável. Vamos saber mais a respeito desse livro? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Carmen – a grande pequena notável – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Carmen – a grande pequena notável – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Carmen – a grande pequena notável – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Carmen: a grande pequena notável”
A trajetória de uma das maiores representantes da identidade brasileira de forma leve e instrutiva para jovens leitores
Carmen Miranda foi a brasileira mais famosa do mundo em seu tempo. Conquistou os quatro cantos do planeta cantando e dançando. Virou um dos maiores símbolos do nosso país. Até hoje, poucas pessoas são tão imitadas quanto ela. E essa história começou há mais de 100 anos!
Ao recontar a trajetória de Carmen, as autoras traçam também um panorama vivo do Rio de Janeiro do início do século 20. E convidam leitores de todas as idades a conhecerem um pouco mais sobre a artista que ajudou a destacar no exterior as cores e a musicalidade brasileiras.
Com um projeto gráfico inspirado nas revistas ilustradas das décadas de 1930 e 1940, texto e imagem se mesclam a letras de música, enriquecendo a experiência da leitura e tornando esse livro um ótimo presente.
Autoras do livro: Heloisa Seixas e Julia Romeu.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>.
Questões
Questão 1 – “Carmen: a grande pequena notável” é o nome de:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) uma peça de teatro.
Questão 2 – Em “A trajetória de uma das maiores representantes da identidade brasileira […]”, a quem o texto se refere?
Questão 3 – O segmento “Conquistou os quatro cantos do planeta cantando e dançando.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 4 – No trecho “Até hoje, poucas pessoas são tão imitadas quanto ela.”, a expressão grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “E essa história começou há mais de 100 anos!”, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:
( ) alívio.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 6 – Observe:
“[…] convidam leitores de todas as idades a conhecerem um pouco mais sobre a artista que ajudou a destacar no exterior as cores e a musicalidade brasileiras.”
O vocábulo destacado expressa a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 7 – No fragmento “[…] texto e imagem se mesclam a letras de música […]”, o verbo tem o mesmo sentido de:
( ) “se misturam”.
( ) “se contrastam”.
( ) “se complementam”.
Questão 8 – Releia:
“[…] enriquecendo a experiência da leitura e tornando esse livro um ótimo presente.”
Nessa passagem, o texto:
( ) noticia.
( ) orienta.
( ) recomenda.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.