Interpretação de texto: Características do lobo-guara – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre características do lobo-guará.  É o maior membro da família Canidae (a mesma dos cachorros e das raposas) na América do Sul. Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Características do lobo-guará

    É o maior membro da família Canidae (a mesma dos cachorros e das raposas) na América do Sul. Seu nome científico é Chrysocyon brachyurus, que significa “cachorro dourado da cauda curta”. A alcunha de “guará” vem do Tupi, “pelo de penugem”, por não possuir uma subcamada na pelagem no corpo.

    Pode atingir entre 95 e 115 cm de comprimento do corpo, de 35 a 50 cm de cauda e 90 cm de altura da cernelha. Pesa entre 20 e 36 kg, não havendo diferenças significativas entre machos e fêmeas.

    […] Apesar de ser chamado de lobo, ele possui uma genética distinta da dos demais membros da família. É considerado como a única espécie viva pertencente ao grupo, por isso não é classificado como lobo “verdadeiro”, nem cachorro, raposa, coiote e chacal. Os parentes mais próximos dos lobos-guarás na escala evolutiva são os cachorros-vinagre (Speothos venaticus), embora sejam morfologicamente muito distintos entre si.

    A coloração do corpo varia do vermelho-dourado ao laranja, sendo que os pelos da crina, das patas e do focinho são pretos. Possui um tufo esbranquiçado na ponta da cauda, característica já presente nos filhotes desde que nascem. Também tem uma mancha branca sob a garganta. Pelos compridos ao longo do corpo, em especial na nuca, formam um tipo de crina, que é erétil, muitas vezes usada para aumentar o seu perfil quando se sente ameaçado ou para se exibir. Possui corpo esguio, além de longas e finas pernas, provavelmente uma adaptação por causa do deslocamento em áreas abertas, cobertas por gramas altas.

    Sua vocalização é bem característica e é chamada de “aulido”. Mais estudos são necessários, mas, ao que tudo indica, vocaliza com maior frequência em determinadas épocas do ano, que podem estar relacionadas com o período reprodutivo. Os aulidos ecoam por longas distâncias e muitas vezes são respondidos por outro lobo […]

“Onçafari”. Disponível em: <https://oncafari.org/especie_fauna/lobo-guara/>.

 

 

Questões

Questão 1 – Em “É o maior membro da família Canidae na América do Sul.”, o texto refere-se:

(     ) à raposa.

(     ) ao cachorro.

(     ) ao lobo-guará.

 

Questão 2 – Na passagem “A alcunha de ‘guará’ vem do Tupi, ‘pelo de penugem’, por não possuir uma subcamada na pelagem no corpo.”, a parte destacada exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 3 – Identifique aqueles que, segundo o texto, são os “parentes mais próximos dos lobos-guarás na escala evolutiva”:

(     ) os coiotes.

(     ) os chacais.

(     ) os cachorros-vinagre.

 

Questão 4 – Releia:

“A coloração do corpo varia do vermelho-dourado ao laranja, sendo que os pelos da crina, das patas e do focinho são pretos.”

Esse segmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Grife a seguir o trecho que revela uma possibilidade sobre um fato:

“Possui corpo esguio, além de longas e finas pernas, provavelmente uma adaptação por causa do deslocamento em áreas abertas, cobertas por gramas altas.”

Questão 6 – No fragmento “Sua vocalização é bem característica e é chamada de ‘aulido’.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 7 – O texto sobre o lobo-guará tem o objetivo de:

(     ) noticiar.

(     ) explicar.

(     ) contar uma história.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: