Interpretação de texto: Características da onça-pintada – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre características da onça-pintada. Vamos conhecer melhor esse felino? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Características da onça-pintada

    A onça-pintada é um grande felino, pertencente à família Felidae. Pertence ao gênero Panthera, mesmo gênero dos leões, leopardos, tigres e leopardos-das-neves. 

    Tem uma coloração amarelo-dourada e pintas nas cabeças, patas e pescoço. No resto do corpo, possui rosetas com pintas no interior (uma das características que a distinguem dos leopardos), conferindo um alto grau de camuflagem quando está no interior da mata. O padrão de pintas é único para cada animal, ou seja, cada onça possui uma malha diferente de rosetas, funcionando como uma espécie de “impressão digital”. Isso nos ajuda a identificar cada indivíduo e melhor estudá-lo.

    São animais grandes e musculosos, seu peso e tamanho podem variar de acordo com o ambiente. Em média, pesam entre 65 e 100 kg, porém machos com mais de 148 kg já foram registrados no Pantanal. Onças-pintadas do Pantanal são maiores e mais robustas que onças de outros biomas, devido provavelmente à maior disponibilidade de presas no bioma e à vegetação mais aberta. Em biomas como a Mata Atlântica e Amazônia, os indivíduos são menores e mais esguios, permitindo que eles transitem mais facilmente por dentre a mata fechada. 

    Seu comprimento, do focinho até a ponta da cauda, pode chegar a 2,5 metros e 85 cm de cernelha (altura da pata dianteira até a escápula).

    Assim como nos outros felinos do gênero Panthera (leão, leopardo, tigre e leopardo-das-neves), o osso hioide da onça-pintada, localizado na região da garganta, não é completamente ossificado, permitindo que esse grupo de animais emita sons mais graves. O mais famoso deles é o rugido do leão, que pode ser ouvido a mais de 5 km de distância. Nas onças-pintadas, esse som é conhecido como esturro. 

“Onçafari”. Disponível em: <https://oncafari.org/especie_fauna/onca-pintada/>.

Questões

Questão 1 – Releia:

“Pertence ao gênero Panthera, mesmo gênero dos leões, leopardos, tigres […]”

 Nessa passagem, o texto refere-se:

 

Questão 2 – O segmento “Tem uma coloração amarelo-dourada e pintas nas cabeças, patas e pescoço.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Identifique a característica da onça-pintada que, segundo o texto, proporciona a ela “um alto grau de camuflagem quando está no interior da mata”:

 

Questão 4 – Em “O padrão de pintas é único para cada animal, ou seja, cada onça possui uma malha diferente de rosetas […]”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma dedução.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 5 – Na parte “Isso nos ajuda a identificar cada indivíduo e melhor estudá-lo.”, o vocábulo sublinhado foi usado para:

(     ) corrigir uma informação.

(     ) retomar uma informação.

(     ) complementar uma informação.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, as onças-pintadas “são maiores e mais robustas”:

   ) no Pantanal.

(     ) na Amazônia.

(     ) na Mata Atlântica.

 

Questão 7 – Por que, segundo o texto, as onças-pintadas e os outros felinos do gênero Panthera conseguem emitir “sons mais graves”?

 

Questão 8 – Assinale o fragmento que apresenta uma comparação:

(     ) “[…] uma das características que a distinguem dos leopardos […]”

(     ) “São animais grandes e musculosos, seu peso e tamanho podem variar […]”

(     ) “Seu comprimento, do focinho até a ponta da cauda, pode chegar a 2,5 metros […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: