Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a cambacica. Ave se alimenta de néctar e artrópodes e se adapta facilmente a grandes centros urbanos. Vamos conhecê-la melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Cambacica – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Cambacica – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Cambacica – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Cambacica constrói dois tipos de ninhos: para a reprodução e repouso
Ave se alimenta de néctar e artrópodes e se adapta facilmente a grandes centros urbanos.
A cambacica (Coereba flaveola) pertence à família Coerebidae, mede cerca de 10 centímetros e pesa aproximadamente 10 gramas.
A ave tem dorso marrom, peito amarelo, pescoço cinza e cabeça listrada de preto e branco. Não há dimorfismo sexual na espécie, ou seja, o macho e a fêmea apresentam a mesma cor.
Alimenta-se de néctar e artrópodes. É uma ave ativa, inclusive no canto, e costuma tomar banho várias vezes ao dia para se limpar do néctar, que costuma ser pegajoso na plumagem.
Quando quer amedrontar um rival, a ave se põe de pé, estica o corpo e sacoleja levemente as asas. Às vezes, parte para a briga, inclusive no chão.
Uma curiosidade da espécie: a cambacica constrói dois tipos de ninho. Um deles, usado para a reprodução, é posicionado no alto e tem um acabamento mais elaborado. O outro, mais simples, com entrada larga e baixa, é utilizado para descanso e pernoite.
A cambacica se adapta facilmente aos grandes centros urbanos. Ocorre em quase todas as regiões do Brasil, mas pode se ausentar em áreas extensivamente florestadas. Pode ser avistada também do México a América do Sul, exceto no Chile.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2016/07/cambacica-constroi-dois-tipos-de-ninhos-para-reproducao-e-repouso.html>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Releia:
“A cambacica (Coereba flaveola) pertence à família Coerebidae, mede cerca de 10 centímetros e pesa aproximadamente 10 gramas.
Nessa passagem, o texto revela fatos sobre a cambacica, que:
( ) se somam.
( ) se alternam.
( ) se contrastam.
Questão 2 – O trecho “A ave tem dorso marrom, peito amarelo, pescoço cinza e cabeça listrada de preto e branco.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 3 – Em “Não há dimorfismo sexual na espécie, ou seja, o macho e a fêmea apresentam a mesma cor.”, a expressão sublinhada introduz:
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
( ) uma comparação.
Questão 4 – No segmento “[…] costuma tomar banho várias vezes ao dia para se limpar do néctar […]”, o texto expõe um fato:
( ) habitual na vida da cambacica.
( ) efêmero na vida da cambacica.
( ) ocasional na vida da cambacica.
Questão 5 – Segundo o texto, a cambacica “[…] se põe de pé, estica o corpo e sacoleja levemente as asas.”, no momento em que:
( ) canta.
( ) toma banho.
( ) deseja amedrontar um rival.
Questão 6 – Grife a seguir o vocábulo que introduz finalidades:
“O outro, mais simples, com entrada larga e baixa, é utilizado para descanso e pernoite.”
Questão 7 – Na parte “A cambacica se adapta facilmente aos grandes centros urbanos.”, o termo destacado foi usado para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – O texto cita o país da América do Sul, onde a cambacica não ocorre. Qual?
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.