Interpretação de texto: Caatinga – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a Caatinga. “Região de clima semiárido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil, o bioma é rico em recursos genéticos dada a sua alta biodiversidade”. Vamos saber mais a respeito da Caatinga? Para tal, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O que é caatinga?

    Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.833 km², a Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais.

    Região de clima semiárido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil, o bioma é rico em recursos genéticos dada a sua alta biodiversidade. O aspecto agressivo da vegetação contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no período das chuvas, cujo índice pluviométrico varia entre 300 e 800 milímetros anualmente.

    A Caatinga apresenta três estratos: arbóreo (8 a 12 metros), arbustivo (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros). A vegetação adaptou-se ao clima seco para se proteger. As folhas, por exemplo, são finas ou inexistentes. Algumas plantas armazenam água, como os cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo para absorver o máximo da chuva. […]

    No meio de tanta aridez, a Caatinga surpreende com suas “ilhas de umidade” e solos férteis. São os chamados brejos, que quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões. Nessas ilhas, é possível produzir quase todos os alimentos e frutas peculiares aos trópicos do mundo. Essas áreas normalmente localizam-se próximas às serras, onde a abundância de chuvas é maior.

    […]

    Quando chove, no início do ano, a paisagem muda muito rapidamente. As árvores cobrem-se de folhas e o solo fica forrado de pequenas plantas. A fauna volta a engordar. Na Caatinga vive a ararinha-azul, ameaçada de extinção. O último exemplar da espécie vivendo na natureza não foi mais visto desde o final de 2000. Outros animais da região são o sapo-cururu, asa-branca, cotia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatu-peba e o sagui-do-nordeste, entre outros.

    Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela Caatinga, em quase 800 mil km² de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo.

    […]

Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.833 km² […]”, o numeral grifado indica a extensão territorial da Caatinga no Brasil. Escreva-o por extenso:

R:

 

Questão 2 – Na parte “Região de clima semiárido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil, o bioma é rico em recursos genéticos […]”, o autor do texto:

(     ) descreve a Caatinga.

(     ) faz um alerta sobre a Caatinga.

(     ) defende uma opinião sobre a Caatinga.

 

Questão 3 – No fragmento “A vegetação adaptou-se ao clima seco para se proteger.”, o termo “para” introduz:

(     ) o tempo da adaptação da vegetação ao clima seco.

(     ) a finalidade da adaptação da vegetação ao clima seco.

(     ) a consequência da adaptação da vegetação ao clima seco.

 

Questão 4 – Na oração “Algumas plantas armazenam água, como os cactos […]”, o vocábulo “como” foi empregado para indicar:

(     ) um exemplo de planta que armazena água.

(     ) uma hipótese sobre as plantas que armazenam água.

(     ) uma comparação entre plantas que armazenam água.

 

Questão 5 – No segmento “[…] quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões.”, a que o texto se refere?

 R:

 

Questão 6 – Na passagem “Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela Caatinga […]”, a expressão sublinhada exprime:

(     ) uma quantidade exata.

(     ) uma quantidade suposta.

(     ) uma quantidade aproximada.

 

Questão 7 – Em “Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros […]”, o termo destacado estabelece entre os fatos uma relação de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: