Interpretação de texto: Bolacha-do-mar – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a bolacha-do-mar. Já ouviu falar dela? Não? Que tal conhecê-la? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Bolacha-do-mar

    No seu próximo passeio à praia, atenção! Caso veja na areia um pequeno disco branco com um desenho em forma de estrela, você provavelmente estará diante de um esqueleto de bolacha-do-mar. É! Existem cerca de 150 espécies desses animais no planeta. Não deve ser difícil encontrar uma…

    As bolachas-do-mar, apesar de terem um corpo bastante diferente, são parentes dos ouriços-do-mar. Os ouriços são esféricos e exibem longos espinhos. Já as bolachas-do-mar têm espinhos bem curtos e, segundo seu nome indica, são donas de um corpo muito achatado, como um disco, um biscoito ou uma… bolacha!

    Na hora de se alimentar, as bolachas-do-mar contam com um auxílio especial: milhares de pés espalhados pelo seu corpo selecionam grãos de areia e, com a ajuda dos espinhos, levam os grãos até a boca do animal. Moleza! Tem mais.

    Dentro da boca, cinco poderosos dentes moem os grãos de areia antes que eles sejam engolidos. Mas se engana quem pensa que a bolacha-do-mar se alimenta de areia. Ela está interessada mesmo nas algas e em outros pequenos organismos que vivem entre os grãos. Eles são tão pequeninos que é impossível vê-los a olho nu, mas não escapam de virar alimento das bolachas-do-mar.

Bruno C. Vellutini. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 204.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Existem cerca de 150 espécies desses animais no planeta.”

 Nessa passagem do texto, o autor refere-se:

(     ) às bolachas-do-mar.

(     ) aos ouriços-do-mar.

(     ) às bolachas-do-mar e aos ouriços-do-mar.

 

Questão 2 – O trecho “[…] são donas de um corpo muito achatado, como um disco, um biscoito ou uma… bolacha!” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “Dentro da boca, cinco poderosos dentes moem os grãos de areia antes que eles sejam engolidos.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Identifique a característica que, segundo o texto, refere-se à bolacha-do-mar:

(     ) corpo esférico.

(     ) espinhos compridos.

(     ) espinhos muito curtos.

 

Questão 5 – No segmento “Ela está interessada mesmo nas algas e em outros pequenos organismos que vivem entre os grãos.”, o termo sublinhado:

(     ) retoma a bolacha-do-mar.

(     ) apresenta a bolacha-do-mar.

(     ) caracteriza a bolacha-do-mar.

 

Questão 6 – Observe:

“Eles são tão pequeninos que é impossível vê-los a olho nu […]”

O fato destacado é:

(     ) a causa do anterior.

(     ) a finalidade do anterior.

(     ) a consequência do anterior.

 

Questão 7 – Sublinhe a seguir a parte que exprime uma opinião do autor:

“[…] milhares de pés espalhados pelo seu corpo selecionam grãos de areia e, com a ajuda dos espinhos, levam os grãos até a boca do animal. Moleza!”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: