Atividade de português: Verbos no gerúndio – 8º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre verbos no gerúndio. Vamos analisar os verbos nessa forma nominal no texto Esperanças (ou bichos-folha)? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Esperanças (ou bichos-folha)

    Muitas vezes, elas são confundidas com grilos e gafanhotos, mas as esperanças, geralmente, são maiores do que esses seus parentes, medindo em média oito centímetros. Algumas espécies podem se alimentar exclusivamente de plantas (herbívoros) ou de outros insetos (predadores). As antenas das esperanças são ainda mais longas que as dos grilos. Seus tímpanos estão localizados nas pernas anteriores e o ovipositor das fêmeas é longo como o dos grilos, porém achatado lateralmente.

    A maior parte das esperanças é verde. Elas possuem asas que parecem folhas. Assim, conseguem ficar escondidas em uma planta evitando o ataque de um predador. Essa estratégia de camuflagem é conhecida como mimetismo. O som das esperanças é igualzinho ao dos grilos e produzidos da mesma forma: friccionando uma asa na outra.

 

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 176.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Grife o verbo no gerúndio a seguir:

 “Muitas vezes, elas são confundidas com grilos e gafanhotos, mas as esperanças, geralmente, são maiores do que esses seus parentes, medindo em média oito centímetros.”

 

Questão 2 – O trecho a seguir foi transcrito sem a vírgula antes do gerúndio. Coloque-a:

 “Assim, conseguem ficar escondidas em uma planta evitando o ataque de um predador.”

 

Questão 3 – No trecho acima, o verbo no gerúndio precisou de complemento sem preposição. Por isso, ele se classifica como:

(     ) intransitivo.

(     ) transitivo direto.

(     ) transitivo indireto.

 

Questão 4 – Em “O som das esperanças é igualzinho ao dos grilos e produzidos da mesma forma: friccionando uma asa na outra.”, há um verbo no gerúndio. Identifique-o:

 

Questão 5 – Cite um verbo no gerúndio que poderia ocupar o lugar daquele identificado na questão anterior:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: