Interpretação de texto: Biografia de Zumbi – 5º ano e 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano e sexto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O pescador e a raposa.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

ZUMBI

    Zumbi, neto de Aqualtune, princesa descendente de nobre linhagem africana, nasceu em Palmares, em 1655. Em uma das expedições contra Palmares, foi raptado, levado à cidade vizinha de Porto de Calvo e entregue ao Padre Melo, que o batizou com o nome de Francisco.

    Aos 15 anos, fugiu e voltou para Palmares. Muito jovem ainda, ele se tornou chefe de uma das povoações desse Quilombo. Por sua bravura, inteligência, pelo corpo vigoroso e vontade de ferro, em pouco tempo tornou-se chefe das forças armadas de Palmares.

    Durante anos, Zumbi e seu povo resistiram a várias expedições que atacaram o Quilombo. Depois de sucessivas investidas, Palmares foi destruído e Zumbi, morto dois anos depois, em 20 de novembro de 1965. Traído por Antônio Soares, que denunciou seu esconderijo e o esfaqueou, Zumbi lutou até o fim.  Foi castrado e sua cabeça exposta em local público do Recife.

    Hoje, Zumbi dos Palmares é o principal símbolo da resistência contra todas as formas de opressão que ainda castigam o povo negro do Brasil. Zumbi, na liderança de Palmares, representou um permanente desafio e incentivo às lutas contra o perverso sistema colonial.

    No ano de 1995, comemorou-se o tricentenário da imortalidade de Zumbi, momento importante para o resgate da história de resistência do povo negro, que ficou esquecida pela historiografia oficial. Especialmente esse ano, a figura ressurgiu forte como exemplo que inspira para a construção de uma nação onde todos possam viver com dignidade. Portanto, Zumbi não é hoje, apenas um símbolo para o povo negro, mas um líder da pátria de significação nacional.

(Rosa Margarida de Carvalho Rocha.
Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro.
Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006)

 

RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO:

1)  Por que o texto recebe o título de “Zumbi”?

R:

 

2)  Por que Zumbi é considerado símbolo de resistência para o povo negro?

R:

 

3)  Marque abaixo, o gênero textual que corresponde o texto lido:

a)    poema.

b)    narrativo.

c)     autobiografia.

d)    biografia.

 

4)  Retire do texto:

a)     Um advérbio de tempo: 

b)     Um numeral cardinal: 

c)     Um verbo no pretérito: 

d)     Uma preposição: 

 

5)  “Depois de sucessivas investidas, Palmares foi destruído […]”. Reescreva a frase substituindo a palavra destacada por um sinônimo.

R:

 

Leia a tirinha a seguir, sobre Tayó, e responda as questões de 6 e 7:

(Disponível em: www.cearacriolo.com.br. Acesso em 10/11/2021.)

6)  Na historinha, o significa o trecho “[…] antes de mim, outras como eu já vieram!…”?

R:

 

7)  No primeiro quadrinho tem três verbos, quais são eles? A quais conjugações pertencem esses verbos?

R:

 

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: