Início Série5º ano Interpretação de texto: Batatas – 5º ano

Interpretação de texto: Batatas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as batatas. Muito nutritivas, elas são uma das mais ricas fontes de amido, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Vamos saber mais a respeito das batatas? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Batatas

    Apreciadas ao redor do globo, esses tubérculos nutritivos têm origem em um só lugar: a América do Sul – mais precisamente o Peru.

    Hoje, as batatas (Solanum tuberosum) são o quarto alimento mais plantado no mundo – depois de arroz, trigo e milho. Muito nutritivas, elas são uma das mais ricas fontes de amido, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Contêm uma quantidade de gordura muito baixa (apenas 0,1 g/100 g) e não tem colesterol.

    Os milhares de variedades desse vegetal são consumidos cozidos, fritos, assados e ensopados. São essenciais para a preparação de diferentes receitas gastronômicas, incluindo pratos típicos de diversas culturas.

    Mas, não se esqueça: há tubérculos que chamamos de batatas e pertencem a outras espécies, como a batata-doce (Ipomoea batatas) e a batata-baroa (Arracacia xanthorrhiza), ambas originárias dos Andes.

    Apesar de serem cultivadas há mais de 7 mil anos, as batatas só saíram da América do Sul no século XVI, quando foram levadas pelos espanhóis para a Europa. Depois de conquistar o Velho Mundo – onde rapidamente tornou-se parte essencial da alimentação –, a batata se espalhou por todos os continentes.

Bruno Amorim.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/batatinha-quando-nasce/>. (Com cortes e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Apreciadas ao redor do globo, esses tubérculos nutritivos têm origem em um só lugar: a América do Sul – mais precisamente o Peru.”

A que tubérculos nutritivos o texto se refere?

(     ) às batatas.

(     ) às batatas-doces.

(     ) às batatas-baroas.

 

Questão 2 – No fragmento “Hoje, as batatas (Solanum tuberosum) são o quarto alimento mais plantado no mundo […]”, a palavra grifada exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Observe:

“Contêm uma quantidade de gordura muito baixa (apenas 0,1 g/100 g) e não tem colesterol.”

 O termo destacado indica fatos sobre as batatas, que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 4 – Em “São essenciais para a preparação de diferentes receitas gastronômicas […]”, o vocábulo “para” expressa:

(     ) um destino.

(     ) um objetivo.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 5 – O trecho “[…] as batatas só saíram da América do Sul no século XVI, quando foram levadas pelos espanhóis para a Europa.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – Segundo o texto, a batata “rapidamente tornou-se parte essencial da alimentação”:

(     ) no Peru.

(     ) na América do Sul.

(     ) no Velho Mundo (Europa).

 

Questão 7 – O autor do texto conversa diretamente com o leitor na passagem:

(     ) “Muito nutritivas, elas são uma das mais ricas fontes de amido, vitaminas […]”

(     ) “Os milhares de variedades desse vegetal são consumidos cozidos, fritos, assados […]”

(     ) “Mas, não se esqueça: há tubérculos que chamamos de batatas e pertencem a outras […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário