Interpretação de texto: Baleia-franca – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a baleia-franca. Vamos conhecer melhor essa baleia? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Baleia-franca

    Cetáceo de grande porte. As fêmeas podem chegar a mais de 17 metros de comprimento e ultrapassar 60 toneladas. Os machos são menores, pesando pouco mais de 45 toneladas.

    A cabeça chega a um quarto do tamanho do animal, mas a característica morfológica marcante da espécie é o conjunto de calosidades ou verrugas, que têm no alto e lateral da cabeça. É quase uma identidade, já que a forma e a cor dos calos diferem de indivíduo para indivíduo, permitindo assim a identificação.

    As baleias-francas são migratórias. Durante o verão do Hemisfério Sul, elas permanecem nas áreas de alimentação, perto do Círculo Antártico. Há registros de concentrações a Oeste da Península Antártica e perto das ilhas Geórgia do Sul, de dezembro a abril.

    Ao final do verão, elas deixam essas áreas e buscam as regiões costeiras do continente americano para o acasalamento, nascimento e amamentação dos filhotes. No Brasil, a área de concentração reprodutiva hoje se restringe ao sul do país.

    A franca é uma das espécies de baleias mais ameaçadas de extinção no planeta. A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, em Santa Catarina, em 2000, é um marco: protege a região mais importante de reprodução de baleias-francas em águas brasileiras. São 130 km da costa catarinense entre Florianópolis e a Praia do Rincão.

“Terra da Gente”.
Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Cetáceo de grande porte.”

A que cetáceo o texto se refere?

 

 Questão 2 – Grife a seguir o termo que indica a soma de fatos:

 “As fêmeas podem chegar a mais de 17 metros de comprimento e ultrapassar 60 toneladas.”

 

Questão 3 – Identifique, segundo o texto, a característica física marcante da “baleia-franca”:

(     ) o peso.

(     ) o tamanho da cabeça.

(     ) o conjunto de calosidades ou verrugas.

 

Questão 4 – No segmento “É quase uma identidade, já que a forma e a cor dos calos diferem de indivíduo para indivíduo, permitindo assim a identificação.”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 5 – Na parte “Durante o verão do Hemisfério Sul, elas permanecem nas áreas de alimentação, perto do Círculo Antártico.”, o vocábulo sublinhado:

(     ) retoma as baleias-francas.

(     ) apresenta as baleias-francas.

(     ) caracteriza as baleias-francas.

 

Questão 6 – Em “No Brasil, a área de concentração reprodutiva hoje se restringe ao sul do país.”, o verbo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “se limita”.

(     ) “se estende”.

(     ) “se concentra”.

 

Questão 7 – Releia:

 “A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, em Santa Catarina, em 2000, é um marco […]”

 Por que, de acordo com o texto, a criação dessa área “é um marco”?

 

Questão 8 – Pode-se afirmar que o trecho, “São 130 km da costa catarinense entre Florianópolis e a Praia do Rincão.”, é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: