Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a baleia-franca. Vamos conhecer melhor essa baleia? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Baleia-franca – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Baleia-franca – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Baleia-franca – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Baleia-franca
Cetáceo de grande porte. As fêmeas podem chegar a mais de 17 metros de comprimento e ultrapassar 60 toneladas. Os machos são menores, pesando pouco mais de 45 toneladas.
A cabeça chega a um quarto do tamanho do animal, mas a característica morfológica marcante da espécie é o conjunto de calosidades ou verrugas, que têm no alto e lateral da cabeça. É quase uma identidade, já que a forma e a cor dos calos diferem de indivíduo para indivíduo, permitindo assim a identificação.
As baleias-francas são migratórias. Durante o verão do Hemisfério Sul, elas permanecem nas áreas de alimentação, perto do Círculo Antártico. Há registros de concentrações a Oeste da Península Antártica e perto das ilhas Geórgia do Sul, de dezembro a abril.
Ao final do verão, elas deixam essas áreas e buscam as regiões costeiras do continente americano para o acasalamento, nascimento e amamentação dos filhotes. No Brasil, a área de concentração reprodutiva hoje se restringe ao sul do país.
A franca é uma das espécies de baleias mais ameaçadas de extinção no planeta. A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, em Santa Catarina, em 2000, é um marco: protege a região mais importante de reprodução de baleias-francas em águas brasileiras. São 130 km da costa catarinense entre Florianópolis e a Praia do Rincão.
“Terra da Gente”.
Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Cetáceo de grande porte.”
A que cetáceo o texto se refere?
Questão 2 – Grife a seguir o termo que indica a soma de fatos:
“As fêmeas podem chegar a mais de 17 metros de comprimento e ultrapassar 60 toneladas.”
Questão 3 – Identifique, segundo o texto, a característica física marcante da “baleia-franca”:
( ) o peso.
( ) o tamanho da cabeça.
( ) o conjunto de calosidades ou verrugas.
Questão 4 – No segmento “É quase uma identidade, já que a forma e a cor dos calos diferem de indivíduo para indivíduo, permitindo assim a identificação.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma condição.
( ) uma consequência.
Questão 5 – Na parte “Durante o verão do Hemisfério Sul, elas permanecem nas áreas de alimentação, perto do Círculo Antártico.”, o vocábulo sublinhado:
( ) retoma as baleias-francas.
( ) apresenta as baleias-francas.
( ) caracteriza as baleias-francas.
Questão 6 – Em “No Brasil, a área de concentração reprodutiva hoje se restringe ao sul do país.”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
( ) “se limita”.
( ) “se estende”.
( ) “se concentra”.
Questão 7 – Releia:
“A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, em Santa Catarina, em 2000, é um marco […]”
Por que, de acordo com o texto, a criação dessa área “é um marco”?
Questão 8 – Pode-se afirmar que o trecho, “São 130 km da costa catarinense entre Florianópolis e a Praia do Rincão.”, é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.