Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano, sobre uma baleia encontrada morta com 40 kg de plástico no estômago. Segundo as autoras do texto, por causa da quantidade de plástico engolida, a baleia quase não conseguia mais se alimentar e acabou morrendo de fome. Vamos saber mais a respeito desse fato ocorrido nas Filipinas, em março deste ano? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Baleia é encontrada morta – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Baleia é encontrada morta – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Baleia é encontrada morta – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Baleia é encontrada morta com 40 kg de plástico no estômago
A equipe da ONG Museu D’Bone Collector, que trabalha na conscientização para a preservação do meio ambiente, resgatou o corpo de uma baleia morta com cerca de 40 quilos de sacolas de plástico no estômago na costa das Filipinas, em 16 de março.
Por causa da quantidade de plástico engolida, a baleia quase não conseguia mais se alimentar e acabou morrendo de fome. “Como os plásticos ocuparam todo o estômago, impediram que o alimento passasse para o intestino, no qual é absorvido. Além disso, a desidratação contribuiu para causar a morte, pois baleias não bebem água como os seres humanos — o líquido é obtido a partir do que elas comem”, explica o biólogo Guilherme Domenichelli.
O plástico estava se acumulando há tanto tempo na barriga da baleia que tinha até começado a se calcificar, ou seja, endurecer por conta da mistura com os alimentos que estavam lá dentro.
Quando estão no oceano, sacos plásticos são frequentemente confundidos com alimentos pelos animais marinhos. Além disso, podem ser vistos como ameaça para eles, já que os bichos não sabem o que são esses objetos.
A quantidade desses resíduos é tanta que, segundo um estudo feito pela New Plastics Economy (Nova Economia dos Plásticos, em português), iniciativa global que trabalha com a reciclagem desse material, é possível que em 2050 exista mais lixo do que peixes nos oceanos se o ser humano não tomar atitudes pelo ambiente.
Helena Rinaldi e Joanna Cataldo. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Aponte a finalidade do texto lido:
( ) noticiar um fato.
( ) expor uma opinião.
( ) divulgar uma ONG.
Questão 2 – “Baleia é encontrada morta com 40 kg de plástico no estômago”. Identifique o local onde aconteceu esse fato:
R:
Questão 3 – Na passagem “[…] com cerca de 40 quilos de sacolas de plástico no estômago […]”, a expressão sublinhada indica:
( ) uma quantidade exata.
( ) uma quantidade hipotética.
( ) uma quantidade aproximada.
Questão 4 – No trecho “Como os plásticos ocuparam todo o estômago, impediram que o alimento passasse para o intestino […]”, o vocábulo grifado foi usado para:
( ) exprimir uma ação.
( ) apontar uma causa.
( ) estabelecer uma comparação.
Questão 5 – Segundo as autoras do texto, o plástico tinha começado a se calcificar na barriga da baleia. Por que isso aconteceu?
R:
Questão 6 – No período “[…] sacos plásticos são frequentemente confundidos com alimentos pelos animais marinhos.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:
( ) “comumente”.
( ) “rapidamente”.
( ) “esporadicamente”.
Questão 7 – No segmento “[…] já que os bichos não sabem o que são esses objetos.”, a que objetos o texto se refere?
R:
Questão 8 – Na parte “[…] iniciativa global que trabalha com a reciclagem desse material […]”, o verbo grifado exprime:
( ) uma ação da iniciativa global “New Plastics Economy”.
( ) um estado da iniciativa global “New Plastics Economy”.
( ) uma característica da iniciativa global “New Plastics Economy”.
Questão 9 – Na frase “[…] se o ser humano não tomar atitudes pelo ambiente.”, o “se” expressa:
( ) uma condição.
( ) uma conclusão.
( ) uma consequência.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.