Início Série5º ano Interpretação de texto: Ave sociável – 5º ano

Interpretação de texto: Ave sociável – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave sociável. Que ave será essa, hein? Vamos descobrir, lendo o texto? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Ave sociável

    Pertencente à família Hirundinidae, a andorinha-de-dorso-acanelado possui quatro subespécies, mede 14 centímetros e pesa de 20 a 28 gramas. Frequenta os mesmos locais e habitats da andorinha-do-barranco, em grandes bandos, às vezes associada à andorinha-de-sobre-branco e à andorinha-de-bando.

    Alimenta-se de insetos, especialmente besouros, também formigas voadoras, vespas e gafanhotos. Com a boca aberta, é capaz de perseguir enxames e pegar os insetos em pleno ar.

    Sua expectativa de vida costuma ser superior a cinco anos. Como uma espécie sociável, tem a rotina de voar em bandos enormes com centenas de indivíduos e de descansar em fios de energia elétrica.

    O período de reprodução vai de abril a agosto, com 4 a 5 ovos por ninhada, incubados por 14 ou 16 dias. Para fazer os ninhos, os grupos organizam colônias em penhascos, desfiladeiros, pontes ou até mesmo edifícios.

Giovanna Adelle.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“[…] mede 14 centímetros e pesa de 20 a 28 gramas.”

O texto refere-se à:

(     ) andorinha-de-bando.

(     ) andorinha-do-barranco.

(     ) andorinha-de-dorso-acanelado.

 

Questão 2 – Na passagem “Alimenta-se de insetos, especialmente besouros, também formigas voadoras, vespas e gafanhotos.”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:

(     ) “principalmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

(     ) “especificamente”.

 

Questão 3 – Em “Com a boca aberta, é capaz de perseguir enxames e pegar os insetos em pleno ar.”, o vocábulo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 4 – No fragmento “Sua expectativa de vida costuma ser superior a cinco anos.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 5 – Observe:

 “Como uma espécie sociável, tem a rotina de voar em bandos enormes com centenas de indivíduos e de descansar em fios de energia elétrica.”

 Nesse segmento, “Como”:

(     ) assinala uma causa.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) inicia uma comparação.

 

Questão 6 – O trecho “O período de reprodução vai de abril a agosto, com 4 a 5 ovos por ninhada, incubados por 14 ou 16 dias.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 7 – Sublinhe a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:

“Para fazer os ninhos, os grupos organizam colônias em penhascos, desfiladeiros, pontes ou até mesmo edifícios.”

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido tem a intenção de:

(     ) explicar sobre uma ave sociável.

(     ) contar uma história sobre uma ave sociável.

(     ) debater um assunto sobre uma ave sociável.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário