Interpretação de texto: Assoreamento – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o assoreamento. Ele é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. Vamos entender melhor esse fenômeno? Então, leia com atenção o texto explicativo! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O que é assoreamento? Quais as causas desse fenômeno? Quais as consequências?

    Assoreamento é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d’água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio). Sem a flora natural, o vento e a chuva levam a camada superficial do solo em direção aos rios, o que resulta em danos ambientais, como a dificuldade de navegação pelo curso d’água.

    O fenômeno pode acontecer de maneira natural, mas as ações humanas têm intensificado o processo de assoreamento dos rios brasileiros. O desmatamento é um dos maiores agravantes desse processo. Sem árvores, arbustos ou até mesmo grama, o solo fica mais solto e menos resistente, ou seja, mais propício para ser arrastado pela chuva ou pelo vento. A falta de matas ciliares também ocasiona a erosão da encosta dos rios.

    Além da dificuldade de navegação, o assoreamento pode causar outros danos sociais e ambientais. Devido aos sedimentos acumulados no fundo do leito, a água vai procurar atalhos para seguir seu caminho. Muitas vezes esses desvios acabam chegando a áreas com ruas e casas, o que ocasiona as enchentes urbanas.

    Ao perder profundidade com o acúmulo de sedimentos, a largura do rio cresce e, devido à maior irradiação do sol por área, a temperatura da água aumenta. A biodiversidade do rio sente a mudança climática. A vegetação subaquática, os peixes e outros animais são afetados e podem até mesmo desaparecer.

    Uma das soluções para evitar esse fenômeno é o reflorestamento das áreas próximas às margens de cursos d’água para impedir a entrada de sedimento nos rios. Conter os processos erosivos das matas ciliares é outra forma de prevenir e frear o assoreamento.

Associação Caatinga. Disponível em:
<https://www.acaatinga.org.br/o-que-e-assoreamento/>.

 

Questões

Questão 1 – O segmento “Assoreamento é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio.” é:

(     ) uma opinião.

(     ) uma definição.

(     ) uma suposição.

 

Questão 2 – Releia o fragmento abaixo:

“O fenômeno geralmente acontece quando o curso d’água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio).”

Nesse fragmento, uma expressão retoma “Assoreamento”. Identifique-a:

(     ) “O fenômeno”.

(     ) “o curso d’água”.

(     ) “matas ciliares”.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] o que resulta em danos ambientais, como a dificuldade de navegação pelo curso d’água.”, o vocábulo “como” introduz:

(     ) uma soma dos danos ambientais.

(     ) um exemplo dos danos ambientais.

(     ) uma comparação entre os danos ambientais.

 

Questão 4 – Em “O fenômeno pode acontecer de maneira natural […]”, a parte grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – No trecho “Devido aos sedimentos acumulados no fundo do leito, a água vai procurar atalhos para seguir seu caminho.”, o fato destacado é:

(     ) a opção de outro.

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

 

Questão 6 – Segundo o texto, “o reflorestamento das áreas próximas às margens de cursos d’água” e a contenção dos “processos erosivos das matas ciliares” são:

(     ) as causas do assoreamento.

(     ) as consequências do assoreamento.

(     ) as soluções para evitar ou parar o assoreamento.

 

Questão 7 – O texto sobre o assoreamento foi escrito com uma linguagem:    

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: