Início Série5º ano Interpretação de texto: As duas aranhas – 5º ano

Interpretação de texto: As duas aranhas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as duas aranhas. Elas foram parar em um jardim ao mesmo tempo. Então começaram a discutir sobre quem tinha o direito de ali ficar. O que aconteceu a partir daí, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção a história! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

As duas aranhas

    Duas aranhas foram parar em um jardim ao mesmo tempo. Então começaram a discutir sobre quem tinha o direito de ali ficar. O tempo ia passando, sem que pudessem chegar a um acordo. Um passarinho interveio e aconselhou-as:

    — O melhor é que cada uma de vocês faça a sua própria teia. E aquela que conseguir apanhar mais insetos com ela, permanecerá neste jardim.

    As aranhas acharam a ideia muito divertida e razoável. Além disso, permitia que elas ganhassem seu sustento. Por isso, puseram rapidamente mãos à obra.

    A primeira delas estava fazendo sua teia a toda pressa, mas incorretamente. Sua companheira trabalhava com mais calma e estava fazendo uma teia melhor. Enquanto a primeira terminou logo e começou a debochar de sua rival, essa não lhe dava a menor importância e continuava concentrada em sua tarefa.

    Quando ambas as teias estavam terminadas, as duas aranhas deixaram passar algum tempo, e por fim foram ver quantos bichos tinham sido apanhados. 

    Na primeira delas, grande e mal-acabada, só haviam caído dois animaizinhos muito pequenos. Na segunda, mais de dez insetos se debatiam, tentando inutilmente escapar. A aranha paciente e calma tinha ganhado. Poderia ficar no jardim.

    Triste, a aranha vencida afastou-se da outra. Compreendera que teria sido melhor trabalhar com mais cuidado e com mais calma. Mas já era tarde para modificar a situação. Na próxima vez, procuraria agir de outra maneira. […]

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-29/as-duas-aranhas.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Segundo o narrador, as duas aranhas começaram a discutir. Identifique o fato que motivou a discussão entre elas:

 

Questão 2 – Sublinhe a seguir o vocábulo que se refere às duas aranhas:

“Um passarinho interveio e aconselhou-as […]”

 

Questão 3 – Em “— O melhor é que cada uma de vocês faça a sua própria teia.”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do passarinho.

(     ) marca o início da fala do passarinho.

(     ) assinala uma pausa na fala do passarinho.

 

Questão 4 – Releia:

“[…] a primeira terminou logo e começou a debochar de sua rival […]”

Nessa passagem, o narrador revela ações de uma das aranhas. Essas ações:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 5 – No segmento “[…] por fim foram ver quantos bichos tinham sido apanhados.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – No trecho “Na primeira delas, grande e mal-acabada, só haviam caído dois animaizinhos muito pequenos.”, a parte destacada é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 7 – De acordo com a história, “mais de dez insetos se debatiam, tentando inutilmente escapar” em uma das teias. Essa teia capturou mais insetos porque foi feita:

   ) com calma.

(     ) com pressa.

(     ) com habilidade.

 

Questão 8 – O texto sobre as duas aranhas tem o objetivo de:

(     ) debater um assunto.

(     ) fazer uma divulgação.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário