Início Série8º ano Interpretação de texto: As cientistas – 8º ano

Interpretação de texto: As cientistas – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o livro As cientistas, escrito por Rachel Ignotofsky. Segundo a autora do texto, esse livro destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo. Vamos saber mais a respeito dessa obra? Então, leia o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                               DATA:

PROF:                                                                    TURMA:

NOME:

Leia:

“As cientistas”, de Rachel Ignotofsky

    Recentemente traduzido para o português, o livro é recheado de ilustrações encantadoras e destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo.

    “As cientistas” traz infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado.

    Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas, como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.

    O livro celebra as realizações das mulheres intrépidas que abriram o caminho para a próxima geração de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas e muito mais.

Verônica Soares. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a finalidade do texto lido:

(     ) divulgar um livro sobre mulheres cientistas.

(     ) noticiar as descobertas feitas por mulheres cientistas.

(     ) expor uma opinião sobre a presença das mulheres na ciência.

 

Questão 2 – Aponte a passagem do texto em que a autora avalia o livro “As cientistas”, escrito por Rachel Ignotofsky:

(     ) “[…] o livro é recheado de ilustrações encantadoras […]”

(     ) “As cientistas’ traz infográficos sobre equipamentos de laboratório […]”

(     ) “Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas […]”

 

Questão 3 – Em “[…] taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência […]”, a palavra grifada indica a circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Sublinhe o verbo que compõe este trecho:

“[…] calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.”

 

O verbo sublinhado exprime uma ação:

(     ) da primatologista Jane Goodall.

(     ) da química Marie Curie.

(     ) da física e matemática afro-americana Katherine Johnson.

 

Questão 5 – Na frase “Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas […]”, a autora usou o termo “bem” para:

(     ) definir o sentido de “conhecidas”.

(     ) intensificar o sentido de “conhecidas”.

(     ) complementar o sentido de “conhecidas”.

 

Questão 6 – Na parte “[….] como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie […]”, “como” introduz:

(     ) uma conclusão. 

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 7 – No segmento “O livro celebra as realizações das mulheres intrépidas que abriram o caminho para a próxima geração […]”, o adjetivo destacado significa:

(     ) “inovadoras”.

(     ) “destemidas”.

(     ) “incomparáveis”.

 

Questão 8 – No fragmento “[…] engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas […]”, os vocábulos nomeiam variadas profissões. Por isso, eles funcionam como:

(     ) adjetivos.

(     ) pronomes.

(     ) substantivos.

 

Questão 9 – Pode-se afirmar que o texto lido foi escrito:

(     ) em uma linguagem culta.

(     ) em uma linguagem informal.

(     ) em uma linguagem científica.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário