Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o livro As cientistas, escrito por Rachel Ignotofsky. Segundo a autora do texto, esse livro destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo. Vamos saber mais a respeito dessa obra? Então, leia o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: As cientistas – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: As cientistas – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: As cientistas – 8º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“As cientistas”, de Rachel Ignotofsky
Recentemente traduzido para o português, o livro é recheado de ilustrações encantadoras e destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo.
“As cientistas” traz infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado.
Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas, como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.
O livro celebra as realizações das mulheres intrépidas que abriram o caminho para a próxima geração de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas e muito mais.
Verônica Soares. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a finalidade do texto lido:
( ) divulgar um livro sobre mulheres cientistas.
( ) noticiar as descobertas feitas por mulheres cientistas.
( ) expor uma opinião sobre a presença das mulheres na ciência.
Questão 2 – Aponte a passagem do texto em que a autora avalia o livro “As cientistas”, escrito por Rachel Ignotofsky:
( ) “[…] o livro é recheado de ilustrações encantadoras […]”
( ) “As cientistas’ traz infográficos sobre equipamentos de laboratório […]”
( ) “Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas […]”
Questão 3 – Em “[…] taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência […]”, a palavra grifada indica a circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Sublinhe o verbo que compõe este trecho:
“[…] calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.”
O verbo sublinhado exprime uma ação:
( ) da primatologista Jane Goodall.
( ) da química Marie Curie.
( ) da física e matemática afro-americana Katherine Johnson.
Questão 5 – Na frase “Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas […]”, a autora usou o termo “bem” para:
( ) definir o sentido de “conhecidas”.
( ) intensificar o sentido de “conhecidas”.
( ) complementar o sentido de “conhecidas”.
Questão 6 – Na parte “[….] como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie […]”, “como” introduz:
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
( ) uma exemplificação.
Questão 7 – No segmento “O livro celebra as realizações das mulheres intrépidas que abriram o caminho para a próxima geração […]”, o adjetivo destacado significa:
( ) “inovadoras”.
( ) “destemidas”.
( ) “incomparáveis”.
Questão 8 – No fragmento “[…] engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas […]”, os vocábulos nomeiam variadas profissões. Por isso, eles funcionam como:
( ) adjetivos.
( ) pronomes.
( ) substantivos.
Questão 9 – Pode-se afirmar que o texto lido foi escrito:
( ) em uma linguagem culta.
( ) em uma linguagem informal.
( ) em uma linguagem científica.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.