Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as árvores e o machado. Um lenhador foi até a floresta pedir às árvores que lhe dessem um cabo para seu machado. O que aconteceu a partir daí? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: As árvores e o machado – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: As árvores e o machado – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: As árvores e o machado – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
As árvores e o machado
Um lenhador foi até a floresta pedir às árvores que lhe dessem um cabo para seu machado. As árvores acharam que não custava nada atender ao pedido do lenhador e na mesma hora resolveram fazer o que ele queria.
Ficou decidido que o freixo, que era uma árvore comum e modesta, daria o que era necessário.
Mas, assim que recebeu o que tinha pedido, o lenhador começou a atacar com seu machado tudo o que encontrava pela frente na floresta, derrubando as mais belas árvores.
O carvalho, que só se deu conta da tragédia quando já era tarde demais para fazer alguma coisa, cochichou para o cedro:
— Foi um erro atender ao primeiro pedido que ele fez. Por que fomos sacrificar nosso humilde vizinho? Se não tivéssemos feito isso, quem sabe viveríamos muitos e muitos anos!
[…]
Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-02-28/as-arvores-e-o-machado.htm>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Qual a intenção do texto lido?
( ) fazer um apelo.
( ) debater um assunto.
( ) transmitir um ensinamento.
Questão 2 – Segundo o texto, o que o lenhador pediu às árvores?
Questão 3 – Em “As árvores acharam que não custava nada atender ao pedido do lenhador e na mesma hora resolveram fazer o que ele queria.”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 4 – No trecho “Ficou decidido que o freixo, que era uma árvore comum e modesta, daria o que era necessário.”, a parte entre vírgulas:
( ) chama o freixo.
( ) retoma o freixo.
( ) apresenta o freixo.
Questão 5 – Na passagem “[…] daria o que era necessário.”, o termo grifado tem o sentido de:
( ) “isso”.
( ) “aquilo”.
( ) “aquele”.
Questão 6 – Releia:
“Mas, assim que recebeu o que tinha pedido, o lenhador começou a atacar com seu machado tudo o que encontrava pela frente na floresta, derrubando as mais belas árvores.”
Esse fragmento é:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 7 – O segmento “[…] só se deu conta da tragédia quando já era tarde demais para fazer alguma coisa […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – Observe:
“— Foi um erro atender ao primeiro pedido que ele fez. Por que fomos sacrificar nosso humilde vizinho? Se não tivéssemos feito isso, quem sabe viveríamos muitos e muitos anos!”
O travessão marca o começo da fala:
( ) do cedro.
( ) do freixo.
( ) do carvalho.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.