Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o artesanato de palha de butiá. Ele é o novo patrimônio cultural imaterial gaúcho! Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Artesanato com palha de butiá – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Artesanato com palha de butiá – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Artesanato com palha de butiá – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Artesanato com palha de butiá é novo patrimônio cultural imaterial gaúcho
Tradição ultrapassa gerações há cerca de 150 anos e contribui para valorizar e conservar essa palmeira única da América do Sul
O artesanato com palha de butiá é passado de mães para filhas há cerca de 150 anos no município litorâneo de Torres, no Rio Grande do Sul. Seus atributos históricos, sociais, econômicos e ecológicos fizeram da tradição o mais novo patrimônio cultural imaterial do estado.
“Valores simbólicos como o cuidado, a criatividade, a resiliência, a autonomia das mulheres, o poder da convivência e a importância da memória, aliados a um contexto único conferem ao artesanato singularidade e identidade cultural”, descreve a ONG Instituto Curicaca em nota enviada a ((o))eco.
A entidade civil, inúmeras artesãs e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) são os principais mobilizadores do reconhecimento, chancelado hoje (17) pelo governo gaúcho. Isso exigiu duas décadas de trabalho.
O esforço recompensa o trançado paciente da folhagem seca das palmeiras, conformando chapéus, bolsas, tapetes e outros objetos. Cada peça é única, traz contornos impostos pelas mãos experientes das artistas, forjadas desde pequenas.
Além de trazer recursos para que adultos comprem roupas e livros, o artesanato tem outras funções ao longo do tempo: enriquece as brincadeiras da criançada, embala sonhos de adolescentes e, ainda, é usado como terapia e fonte de lembranças pelos idosos.
A proposta que tornou o artesanato com a palha de butiá um patrimônio gaúcho agrega medidas para valorizar e proteger a espécie, inclusive pelo Instituto Curicaca, Secretaria Estadual de Cultura e Prefeitura de Torres.
Aldem Bourscheit.
Disponível em: <https://oeco.org.br/salada-verde/artesanato-com-palha-de-butia-e-novo-patrimonio-cultural-imaterial-gaucho/>. Publicado em: 17 de agosto de 2023. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Em “Seus atributos históricos, sociais, econômicos e ecológicos fizeram da tradição o mais novo patrimônio cultural imaterial do estado.”, que tradição o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “[…] reconhecimento, chancelado hoje (17) pelo governo gaúcho.”, o termo destacado tem o mesmo sentido de:
( ) “proposto”.
( ) “aprovado”.
( ) “acompanhado”.
Questão 3 – No segmento “Isso exigiu duas décadas de trabalho.”, o vocábulo sublinhado:
( ) corrige uma informação.
( ) retoma uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 4 – Grife a palavra que indica a soma de elementos a seguir:
“O esforço recompensa o trançado paciente da folhagem seca das palmeiras, conformando chapéus, bolsas, tapetes e outros objetos.”
Questão 5 – O trecho “Cada peça é única […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – Identifique o segmento, em que o verbo tem sentido figurado:
( ) “[…] enriquece as brincadeiras da criançada […]”
( ) “[…] embala sonhos de adolescentes […]”
( ) “[…] é usado como terapia […]”
Questão 7 – Na parte “A proposta que tornou o artesanato com a palha de butiá um patrimônio gaúcho agrega medidas para valorizar e proteger a espécie […]”, o termo grifado introduz:
( ) causas.
( ) finalidades.
( ) consequências.
Questão 8 – As aspas destacam no texto uma fala:
( ) do Instituto Curicaca.
( ) da Prefeitura de Torres.
( ) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.