Início Série5º ano Interpretação de texto: Artesanato com palha de butiá – 5º ano

Interpretação de texto: Artesanato com palha de butiá – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o artesanato de palha de butiá. Ele é o novo patrimônio cultural imaterial gaúcho! Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Artesanato com palha de butiá é novo patrimônio cultural imaterial gaúcho

Tradição ultrapassa gerações há cerca de 150 anos e contribui para valorizar e conservar essa palmeira única da América do Sul

    O artesanato com palha de butiá é passado de mães para filhas há cerca de 150 anos no município litorâneo de Torres, no Rio Grande do Sul. Seus atributos históricos, sociais, econômicos e ecológicos fizeram da tradição o mais novo patrimônio cultural imaterial do estado.

    “Valores simbólicos como o cuidado, a criatividade, a resiliência, a autonomia das mulheres, o poder da convivência e a importância da memória, aliados a um contexto único conferem ao artesanato singularidade e identidade cultural”, descreve a ONG Instituto Curicaca em nota enviada a ((o))eco.

    A entidade civil, inúmeras artesãs e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) são os principais mobilizadores do reconhecimento, chancelado hoje (17) pelo governo gaúcho. Isso exigiu duas décadas de trabalho.

    O esforço recompensa o trançado paciente da folhagem seca das palmeiras, conformando chapéus, bolsas, tapetes e outros objetos. Cada peça é única, traz contornos impostos pelas mãos experientes das artistas, forjadas desde pequenas.

    Além de trazer recursos para que adultos comprem roupas e livros, o artesanato tem outras funções ao longo do tempo: enriquece as brincadeiras da criançada, embala sonhos de adolescentes e, ainda, é usado como terapia e fonte de lembranças pelos idosos.

    A proposta que tornou o artesanato com a palha de butiá um patrimônio gaúcho agrega medidas para valorizar e proteger a espécie, inclusive pelo Instituto Curicaca, Secretaria Estadual de Cultura e Prefeitura de Torres.

Aldem Bourscheit.
Disponível em: <https://oeco.org.br/salada-verde/artesanato-com-palha-de-butia-e-novo-patrimonio-cultural-imaterial-gaucho/>. Publicado em: 17 de agosto de 2023. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Em “Seus atributos históricos, sociais, econômicos e ecológicos fizeram da tradição o mais novo patrimônio cultural imaterial do estado.”, que tradição o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Na passagem “[…] reconhecimento, chancelado hoje (17) pelo governo gaúcho.”, o termo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “proposto”.

(     ) “aprovado”.

(     ) “acompanhado”.

 

Questão 3 – No segmento “Isso exigiu duas décadas de trabalho.”, o vocábulo sublinhado:

(     ) corrige uma informação.

(     ) retoma uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 4 – Grife a palavra que indica a soma de elementos a seguir:

“O esforço recompensa o trançado paciente da folhagem seca das palmeiras, conformando chapéus, bolsas, tapetes e outros objetos.”

 Questão 5 – O trecho “Cada peça é única […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – Identifique o segmento, em que o verbo tem sentido figurado:

(     ) “[…] enriquece as brincadeiras da criançada […]”

(     ) “[…] embala sonhos de adolescentes […]”

(     ) “[…] é usado como terapia […]”

 

Questão 7 – Na parte “A proposta que tornou o artesanato com a palha de butiá um patrimônio gaúcho agrega medidas para valorizar e proteger a espécie […]”, o termo grifado introduz:

(     ) causas.

(     ) finalidades.

(     ) consequências.

 

Questão 8 – As aspas destacam no texto uma fala:

(     ) do Instituto Curicaca.

(     ) da Prefeitura de Torres.

(     ) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário