Interpretação de texto: Arroz no Brasil – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o arroz. No Brasil, o abati-uaupé (milho d’água, ou arroz, para os tupis) começou a ser cultivado por volta de 1540, durante a época a colonização, ocupando áreas que iam desde a Bahia até o Maranhão. Vamos saber mais a respeito desse alimento em nosso país? Então, leia com atenção o texto “Arroz no Brasil”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas a seguir!

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ESCOLA:                                                           DATA:

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NOME:

Leia o texto com atenção. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

Arroz no Brasil

    As mais antigas referências ao arroz são encontradas na literatura chinesa e datam de cerca de 5.000 anos atrás. O alimento também é citado em escrituras hindus, em que aparece como oferenda aos deuses em cerimônias religiosas. Da Ásia, o cereal espalhou-se para o resto do mundo. No Brasil, o abati-uaupé (milho d’água, ou arroz, para os tupis) começou a ser cultivado por volta de 1540, durante a época a colonização, ocupando áreas que iam desde a Bahia até o Maranhão. A prática da orizicultura no Brasil, de forma organizada e racional, aconteceu em meados do século XVIII e, daquela época até a metade do século XIX, o país foi um grande exportador do grão. Hoje, o Brasil se destaca como um dos maiores produtores fora do continente asiático. Para se ter uma ideia, a produção brasileira representou em 2001, 1,8% do total mundial e cerca de 50% da América Latina. O consumo interno também é significativo: cada brasileiro ingere, em média, de 74 a 76kg do cereal por ano. Uma prova de que o arroz com feijão ainda se __________ como uma das preferências nacionais.

Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA”, março a maio de 2007, p. 41.

 

Questões

Questão 1 – Sublinhe a palavra-chave do texto neste segmento:

“As mais antigas referências ao arroz são encontradas na literatura chinesa e datam de cerca de 5.000 anos atrás.”

 

Questão 2 – Em “Da Ásia, o cereal espalhou-se para o resto do mundo.”, a expressão grifada:

(     ) retoma o arroz.

(     ) apresenta o arroz.

(     ) caracteriza o arroz.

 

Questão 3 – Identifique a expressão que também exerce a função apontada na questão anterior:

(     ) “O alimento”.

(     ) “oferenda”.

(     ) “a produção”.

 

Questão 4 – Na parte “No Brasil, o abati-uaupé (milho d’água, ou arroz, para os tupis) […]”, a informação nos parênteses tem fim:

(     ) conclusivo.

(     ) explicativo.

(     ) exemplificativo.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o Brasil foi responsável por cerca de 50% do arroz produzido na América Latina, no ano de:

(     ) 1540.

(     ) 2001.

(     ) 2007.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] áreas que iam desde a Bahia até o Maranhão.”, o verbo exprime:

(     ) um fato contínuo no passado.

(     ) um fato hipotético no passado.

(     ) um fato esporádico no passado.

 

Questão 7 – Em “A prática da orizicultura no Brasil, de forma organizada e racional, aconteceu em meados do século XVIII […]”, o trecho destacado indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Na oração “O consumo interno também é significativo […]”, o termo grifado poderia ser substituído por:

(     ) sugestivo.

(     ) expressivo.

(     ) aprimorado.

 

Questão 9 – Releia:

“Uma prova de que o arroz com feijão ainda se __________ como uma das preferências […]”

Tendo em vista a ideia expressa, o espaço acima deve ser preenchido com:

(     ) “mantem”.

(     ) “mantém”.

(     ) “mantêm”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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